Após três dias, 2º Festival do Babaçu celebra sucesso de mais uma edição

Finalizada a 2ª edição do Festival do Babaçu, na noite do último sábado (19), em Caxias. O evento também abrigou o 6º Encontro dos Artesãos do Maranhão, em um momento que reuniu arte, ancestralidade e valorização da cultura de Caxias e de todo o estado.

Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias, destacou a emoção de cada momento do evento. “Esse momento é ancestralidade, é cultura e é emocionante. Além das quebradeiras de coco, tivemos o Miss Babaçu, que também é quebradeira de coco. A programação foi recheada, também temos o 6º Encontro dos Artesãos no Maranhão, com mais de 300 expositores, 43 municípios, vários tipos de artesanato, além de gastronomia, cultura e ancestralidade. Isso é Caxias, é maravilhoso e é nosso”, ressaltou.

Hoje nós nos encontramos no segundo dia de festival e é uma satisfação, pela segunda vez, Caxias estar sendo agraciada com um evento tão importante, que mostra a cultura da cidade”, destacou Luciana Soares, secretária municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.

A noite foi marcada pela realização do 2º Campeonato das Quebradeiras de Coco, do Miss Babaçu, do concurso gastronômico, desfile dos artesãos e apresentações culturais, como as Madames do Reggae, Yani Yéte, carimbó e diversas outras.

Ana Letícia foi eleita a Miss Babaçu e destacou a importância do título. “Foi muito especial, não imaginava que eu ia ganhar, estou me sentindo muito feliz. Era um sonho para mim, para minha família e para todas as mulheres quebradeiras de coco do meu povoado. Estou muito grata”, contou.

Michele Pimentel, artesã de São José de Ribamar, desfilou e falou sobre a oportunidade de mostrar o trabalho. “É maravilhoso, nunca achei que teria essa oportunidade. O artesanato não é só uma arte, é uma terapia, é bom para quem está sem emprego, pois podemos trabalhar em casa. É muito bom aprender”, disse.

O artesanato e a gastronomia local tiveram grande destaque no evento e encantaram caxienses e turistas. Martha Martins veio do Rio de Janeiro e elogiou o evento. “Eu cheguei há pouco tempo, mas já vi que a estrutura está bem montada e vi que o babaçu tem inúmeras utilidades. A gente tem um Brasil enorme, de culturas diferentes, de atividades diferentes, que integra esse nosso Brasil, é muito legal”, frisou.

Outro destaque foi a segurança para motoristas e pedestres, através da organização realizada por agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana.

“Nós temos um evento de grande proporção, né, que é o 2º Festival do Babaçu, e tivemos que fazer umas interdições aqui na Avenida General Sampaio, próximo ao Mirante da Balaiada, e um desvio na subida para que tivéssemos mais segurança e uma fluidez, e que desse também mais tranquilidade para o evento”, explicou o agente de trânsito, Rocha.

O Festival do Babaçu se consolida como um dos principais eventos culturais da região, promovendo identidade, geração de renda e o fortalecimento das tradições maranhenses. O evento teve o apoio da gestão municipal e de outros parceiros que apoiam a iniciativa, valorizando a construção do turismo, da cultura, da economia criativa e da conexão entre empreendedores do Maranhão.