Conselho Municipal de Saúde prepara 12ª Conferência Municipal de Saúde e convoca entidades para eleição

O Conselho Municipal de Saúde, realizou nessa segunda-feira (21) uma reunião ampliada preparatória com integrantes da Secretaria Municipal de Saúde visando a preparação da 12ª Conferência de Saúde de Caxias. Evadilson Costa, presidente do Conselho Municipal de Saúde e da Comissão Organizadora do evento, destacou a importância desse momento de pré-conferência e da importância da participação da sociedade civil organizada para o sucesso do evento.

“Debater sobre o tema, planejar a saúde com a participação popular, desafios e compromisso do SUS Municipal. Portanto, todas as pessoas envolvidas terão o objetivo de fazer essas reflexões temáticas, mas também de pensar a saúde municipal, e a prestação de serviço, a população nesse esse espaço gratuito tão valioso que é prestado pelo SUS”, afirmou Evadilson Costa, Presidente do Conselho Municipal de Saúde.

A 12ª Conferência Municipal de Saúde de Caxias será realizada nos dias 5 e 6 de agosto de 2025, no Centro de Treinamento João Paulo II, no Morro do Alecrim. O evento traz como tema e subtema: “Planejar a Saúde com participação popular: Desafios e Compromisso no SUS Municipal de Caxias (MA)”.

Durante a conferência, os espaços de debates também serão destinados à elaboração do Plano Municipal de Saúde, documento que precisa ser discutido e aprovado a cada nova gestão municipal.

Concomitantemente à Conferência, ocorrerá a eleição da presidência e de novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o triênio 2025/2028. As vagas são destinadas a entidades da sociedade civil e prestadores de serviços (privados conveniados ou sem fins lucrativos).

VAGA NO CONSELHO – Para as entidades interessadas em concorrer a uma vaga no Conselho é necessário apresentar um ofício com os seguintes documentos: Cópia do CNPJ atualizado; Ata de posse da diretoria atual; Certidão Negativa da Receita Federal; Declaração de atuação formal por no mínimo um ano; Prestadores de serviços devem apresentar contrato com a Secretaria Municipal de Saúde e comprovar atuação de no mínimo um ano.

HORÁRIO DE ENTREGA DE DOCUMENTOS: A documentação deve ser entregue até o dia 28 de julho de 2025, na secretaria do Conselho Municipal de Saúde, situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 23 – Centro, Prédio do Centro de Cultura, onde funciona a Secretaria Municipal de Saúde, ou na Sala do Cerest no mesmo endereço, das 8h30 às 13h.

“São convidadas associações e a sociedade civil em geral para participar tanto da conferência quanto da eleição. Alguns têm direito a voz e voto, outros têm direito apenas à voz, mas todos têm o direito de participar”, frisou César Furtado, presidente da Comissão Organizadora para a eleição do Conselho Municipal de Saúde.