Exemplo na Planificação, saúde de Caxias recebe visita do Ministério da Saúde e Beneficência Portuguesa

Equipes do Ministério da Saúde e do Hospital Beneficência Portuguesa realizaram visita técnica a serviços de saúde de Caxias, nessa terça-feira (22). Foram visitados o Centro Especializado em Hipertensão Arterial e Diabetes Rosário Gentil, Centro Especializado em Assistência Materno Infantil, e a Unidade Básica de Saúde do bairro Baixinha.

Rafael Saad, coordenador de projetos do Hospital Beneficência Portuguesa, destacou a visão os processos de trabalho da Planificação na prática. “É surpreendente ver na prática o que a equipe tem relatado, que tem mostrado e tem funcionado. Vivenciar e ver os pacientes é muito diferente, a gente sente o calor humano e o quanto essas práticas, técnicas e orientações que temos dado, tem transformado a vida dos pacientes”, frisou.

O objetivo da visita foi conhecer as experiências exitosas das unidade, através da Planificação da Atenção à Saúde, para levar essas boas práticas a outros municípios do país, promovendo a qualificação da atenção primária e a integração dos serviços de saúde. A representante do Ministério da Saúde, Letícia Mota, ressaltou o objetivo. “Caxias é tido como uma experiência exitosa da metodologia de Planificação da Atenção à Saúde e muito do que estamos vendo hoje é o que a gente pode aprender com essa experiência e como podemos levá-la para outros territórios”, frisou.

O Secretário Municipal de Saúde, Angelo Couto, destacou a importância da visita. “Estamos o tempo todo evoluindo, aqui não tem representação, mas sim uma realidade do que acontece, por isso é importante a visita do Hospital Beneficência Portuguesa, juntamente com o Ministério da Saúde, para que eles vejam em loco o nosso trabalho, que não é voltado somente para Caxias, mas para toda a região”, contou.

Durante a visita, a comitiva acompanhou de perto o funcionamento das unidades, os fluxos de atendimento, as estratégias de acolhimento aos usuários e a atuação das equipes multiprofissionais. O médico da UBS Baixinha, Romário de Sousa, falou sobre o trabalho apresentado para a comitiva. “Estamos mostrando como a Planificação tem se estendido no município, em especial aqui na UBS Baixinha. Além dos processos que são realizados dentro dessa unidade e são reproduzidas as boas experiências”, disse.

Estão conhecendo nosso trabalho, os indicadores que nós monitoramos, que é voltado para a assistência materno infantil de alto risco. É sempre um prazer recebê-los e é muito gratificante sermos reconhecidos”, frisou Kalyanne Paiva, diretora do Centro Especializado em Assistência Materno Infantil.
É muito importante a visita para que eles continuem nos ajudando a aprimorar os processos de cuidado na Atenção à Saúde no município”, disse Jessica Bruna, diretora do Centro Especializado em Hipertensão Arterial e Diabetes Rosário Gentil.