Circuito da Convivência 60+: um dia inteiro de alegrias, movimento e acolhimento para idosos de Caxias

Nessa sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa realizou o ‘Circuito da Convivência 60+: Corpo em Movimento, Mente em Conexão’, reunindo todos os Centros de Convivência de Idosos de Caxias em um evento especial, realizado na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

“Hoje temos este encontro maravilhoso, que é o circuito de convivência, onde vamos trabalhar com os idosos toda a parte física, vai desde a hidroginástica, dança, atividade física, e também eles vão mostrar os seus talentos. E, também estamos encerrando as nossas atividades do 1º semestre com todos os centros de convivência”, destaca Cintia Moura, supervisora do Centro de Convivência do Castelo Branco.

“Além de trazerem todos os idosos, nós temos 7 centros de idosos, a gente faz um trabalho em equipe, que traz bastante benefício, tem a questão da lateralidade, o reflexo, e o trabalho em equipe que é o espírito da gincana”, lembra Carlos Machado, profissional de educação física.

A programação, que teve clima de colônia de férias, movimentou o dia inteiro com atividades físicas, brincadeiras, oficinas e muita dança, provando que a melhor idade tem energia de sobra quando se trata de celebrar a vida. Os grupos participantes demonstraram entusiasmo e disposição, em um ambiente preparado com carinho para promover o bem-estar, a integração e a valorização da pessoa idosa.

“Estamos nos glorificando, estamos colocando pra fora, tudo que a gente tem, que é alegria e muita animação. A atividade é muito boa, porque desenvolve a coordenação motora, além da mente”, destaca Nezinha Macedo, integrante do Centro de Convivência de Idosos.

“O idoso se ele ficar em casa, ele fica doente, e dentro do Centro de Convivência, ele participa, ele dança, e eu adoro o Centro de Convivência de Idosos”, frisa Luzia Augusta, integrante de Centro de Convivência de Idosos.

“É uma das coisas melhores do mundo que aconteceu em nossas vidas. Porque estando aqui estamos felizes, aqui é só energia boa, você dança, você pula, você sorrir, aqui é alegria. Porque viver em Caxias é bom demais”, ressalta Maria do Espirito Santo, integrante de centro de convivência.

É o encerramento do 1º semestre, uma atividade de férias. No primeiro momento é atividade recreativa, depois teremos desfile, onde vamos mostrar o talento deles, depois, hidroginástica e muitas brincadeiras”, lembra Enaldo Colaço, profissional de educação física.

O Circuito da Convivência 60+ reforça o papel dos Centros de Convivência de Idosos como espaços de alegria, cuidado e acolhimento, onde cada idoso encontra apoio, socialização e a oportunidade de continuar ativo na comunidade. A proposta da gestão municipal visa garantir políticas públicas voltadas ao envelhecimento saudável, com respeito e dignidade.

Um momento de alegria, de compartilhar com os idosos, é uma colônia de férias, onde eles irão participar de atividades lúdicas. E, nós da Proteção Social estamos muito felizes em oferecer isso para eles. Nos Centros de Convivência de Idosos, estes idosos se sentem em casa”, disse Cinthya Lucena, secretaria municipal adjunta de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa.

O objetivo é fortalecer os laços, cada grupo com seus educadores físicos, orientadores sociais, nesta colônia de férias, é uma recreação sênior. Nós trouxemos todos os idosos, temos idosos com 98 anos aqui, idosos cadeirantes, não teve limite para eles”, destaca Mabel Medeiros, coordenadora dos Centros de Convivência de Idosos.