Conferência Municipal de Saúde debate desafios e compromisso do SUS em Caxias

Com o tema “Planejar a saúde com participação popular: Desafios e compromisso no SUS municipal de Caxias -MA”, foi aberta oficialmente a 12º Conferência Municipal de Saúde de Caxias. O evento aconteceu no Centro de Treinamento João Paulo II e reuniu representantes do poder público, profissionais de saúde, entidades e sociedade civil.

Evadilson Costa, presidente do Conselho Municipal de Saúde, falou sobre o evento. “Hoje aconteceu a abertura oficial da 12º Conferência Municipal de Saúde de Caxias. Tivemos aqui as autoridades governamentais e toda sociedade civil, para que a gente pudesse discutir o tema principal dessa conferência que é ‘Planejar a saúde com participação popular: Desafios e compromisso no SUS municipal de Caxias -MA’. Isso proporcionou que toda a plenária pudesse compreender a importância da participação popular nas tomadas de decisões e os rumos que aqueles que fazem a gestão do SUS no município precisam traçar”, frisou.

Giuvan Junior, Secretário Adjunto de Saúde, ressaltou que o momento é diálogo e construção. “É um momento de construção, de formação de políticas voltadas à comunidade. É importante ressaltar que a gente trabalha com parcerias, e elas são feitas através de diálogos, das discussões feitas na conferência, e que são colocadas para que a gente possa melhorar os serviços de saúde”, destacou.

O objetivo do evento é avaliar a saúde em Caxias e construir política públicas que beneficiem os usuários do SUS no município, através de um espaço democrático e de construção coletiva. “É aqui que nós vamos discutir o que a saúde precisa, vamos construir nossas propostas para levar ao gestor municipal e dizer o que estamos sentindo. Além disso, temos no final da conferência, a eleição para novos conselheiros”, explicou Cesar Furtado, coordenador geral da 12º Conferência Municipal de Saúde de Caxias.

Elias Pinheiro, representante da ONG Coração de Mãe, destacou a importância do evento. “Esse momento é muito importante, principalmente para nós, da sociedade civil que representam as entidades, porque é de onde buscamos melhorar a nossa saúde, principalmente na nossa comunidade. Em um momento de discussão como esse é importante a sociedade civil participar”, frisou.

A programação de abertura contou com palestra magna sobre a temática do evento, ministrada pela professora Dra. Valdenia Menegon e a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência. Valdenia Menegon, palestrante do evento, destacou os pontos abordados na palestra magna. “A gente discutiu sobre a importância do controle social, da participação popular, desde o planejamento, até a execução das políticas públicas de saúde. É um chamamento para que a população possa vir discutir com o poder público o que essa população, na sua diversidade, tem para apresentar”, finalizou.

O evento segue até o dia 6 de agosto com palestras, discussões de eixos temáticos que englobam o fortalecimento da Atenção Básica, gestão do SUS, participação popular e controle social no SUS, além de elaborações e aprovações de propostas. Ao final, também serão eleitos os 32 novos membros do Conselho Municipal de Saúde.