V Encontro de Formação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil fortalece práticas pedagógicas em Caxias

Teve início nessa segunda-feira (04), o V Encontro Presencial de Formação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias. As atividades seguem até o dia 07 de agosto, com foco no fortalecimento das práticas pedagógicas voltadas à educação infantil.

Aqui é um curso que começou em 2024 e está dando continuidade agora. Estamos caminhando para a reta final do 1º ciclo. E, hoje estamos destacando a importância da oralidade, da leitura e da escrita, da formação do professor leitor, que influencia os alunos a amar a leitura, que ama os livros”, destaca Júlia Fenonília, professora formadora.

O público-alvo da formação são os professores que atuam tanto na zona urbana quanto na zona rural do município. A proposta é promover o compartilhamento de saberes, experiências e metodologias que incentivem o desenvolvimento da leitura e da escrita desde os primeiros anos da vida escolar.

“A importância dessa formação é justamente para que possamos estar preparados para uma melhor aula. A gente se prepara hoje, para preparar amanhã os nossos alunos, para que eles possam adentrar a sociedade com mais vigor”, lembra Maria Teresa, professora.

As capacitações estão sendo realizadas simultaneamente em três locais: no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, no auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e no auditório da Secretaria Adjunta de Gestão Fazendária.

Neste momento estamos abordando a prática da oralidade, a leitura e escrita na educação infantil, que é a nossa base. É importante a formação, porque é para fazer com que os alunos e professores trabalhem a leitura e a escrita. Sem a leitura, não tem ganhos”, destaca Marta Alves, professora formadora.

“A formação continuada é fundamental. É só com a formação que o professor consegue desenvolver o trabalho com metodologia e didática trazendo para a sala de aula, aquilo que é significativo para a realidade dos alunos”, frisa Rogeram Viana, professor.