Centro Especializado em Hipertensão Arterial e Diabetes Rosário Gentil realiza treinamento de profissionais de saúde

Profissionais das Unidades Básicas de Saúde: Bom Jesus, Eugênio Coutinho, Piquizeiro, Vila São José, São Francisco e Luiza Queiroz participaram do último matriciamento, realizado pela equipe do Centro Especializado em Hipertensão Arterial e Diabetes Rosário Gentil.

Jessyca Bruna, coordenadora do Centro Especializado em Hipertensão Arterial e Diabetes Rosário Gentil, destacou a importância do matriciamento. “Nós, como Atenção Especializada, matriaciamos e treinamos a Atenção Primária à Saúde, explicando os fluxos e as diretrizes que são aplicadas para um cuidado efetivo e humanizado dos nossos usuários”, frisou.

O objetivo foi qualificar os profissionais da Atenção Primária à Saúde para reconhecer os pacientes que tenham perfil para serem atendidos na unidade especializada.

A enfermeira e gestora do cuidado, Egislane Silva, destacou os assuntos abordados no treinamento. “Esse momento riquíssimo serve para integrar os níveis de atenção, a Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária à Saúde. Aqui a gente vai apresentar o fluxograma de compartilhamento, o fluxograma do cuidado do usuário dentro da rede, iremos também discutir as diretrizes clínicas adotadas pelo município. Vai ser uma tarde de muita integração entre a atenção ambulatória especializada e a Atenção Primária em Saúde, como uma forma mesmo de oferecer uma boa qualidade na assistência desse usuário que tem hipertensão e diabetes no município”, disse.

O Centro Especializado em Hipertensão Arterial e Diabetes Rosário Gentil
atende pacientes de alto risco, com hipertensão e diabetes. A unidade realiza um circuito de atendimento, com médico endocrinologista e cardiologista, enfermeira, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e farmacêutico.

Noélia Cunha, referência técnica em Doenças Crônicas da Atenção Primária à Saúde, destacou a importância do matriciamento para os profissionais da Atenção Primária em Saúde. “É fundamental, porque os profissionais especialistas matriciam esse cuidado, apresentam o fluxo e a melhor forma de manejar esses pacientes, para os profissionais que estão na ponta, que são quem vai acolher em primeiro lugar, nas Unidade Básica de Saúde. Com esses pacientes hipertensos e diabéticos no momento da consulta é feita uma estratificação, onde é determinado se eles são alto risco, que são os pacientes que têm critério de estarem no
Centro Especializado em Hipertensão Arterial e Diabetes Rosário Gentil”
, finalizou.