O Corpo de Bombeiros de Caxias, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, deu início, nesta quinta-feira (14), as atividades do Programa Social Bombeiro Mirim. A ação, que pretende atender 300 alunos da Rede Municipal, começou pela UIM João Lobo, no bairro Castelo Branco. O programa será levado também à UIM Paulo Freire, UIM Santa Catarina de Labouré e à Escola Pedro Neiva de Santana, no Povoado Brejinho.

“Serão 4 polos do Programa Social Bombeiro Mirim. E, a partir de hoje os alunos vão ser submetidos a noções de Primeiros Socorros, Ordem Unida, Combate a Incêndio, e no final da formação eles vão ser pessoas bem melhores, que vão ter valores, conhecimentos técnicos. E, o Corpo de Bombeiros está cumprindo sua função nesta parte social. Ganha a escola, os pais, a sociedade, os alunos”, lembra Esdras Maia, 1º Tenente do Corpo de Bombeiros.
Voltado para estudantes de 12 a 16 anos, o Bombeiro Mirim busca unir aprendizado e cidadania, aproximando a comunidade escolar da corporação. A proposta é promover valores éticos e sociais, ao mesmo tempo em que ensina práticas que podem salvar vidas. O contato com o trabalho dos bombeiros desperta nos jovens o senso de responsabilidade e respeito ao próximo.

“Com certeza ao final deste curso os alunos vão estar modificados, com valores e como se comportar na sociedade. E, ainda futuramente serem protagonistas de suas próprias histórias”, destaca Antônio Leal, gestor escolar.
Durante a aula inaugural, os alunos selecionados conheceram o conteúdo que será abordado ao longo do programa. Entre os temas estão noções de primeiros socorros, salvamento aquático e em altura, educação física, educação para o trânsito, proteção ao meio ambiente e prevenção de incêndios. Também serão trabalhadas questões como cidadania, ética e outros temas transversais importantes para a formação integral do estudante.

“Eu decidi participar, porque eu sempre tive vontade de participar dos Bombeiros. Estou disposto a aprender. Eu espero muito desenvolvimento e sabedoria”, disse José Vitório, aluno.
“Eu não sei como ajudar as pessoas, e eu quero aprender. E, ajudar meus irmãos porque as vezes eles precisam de ajuda. Eu acho que vai ajudar muito no comportamento, na disciplina, na fala, e também respeitar os colegas”, disse Erica Soyara, aluna.

Ao unir educação e segurança, o Programa Bombeiro Mirim oferece aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos práticos e valores que vão além da sala de aula. Mais do que formar futuros profissionais, a proposta é formar cidadãos conscientes e preparados para agir em benefício da comunidade.


