Mulheres participantes do Programa Mulheres Mais estão recebendo informações sobre a campanha Agosto Lilás, no mês de combate à violência contra mulher. O objetivo é fortalecer a rede de proteção, promover a conscientização e incentivar as vítimas a denunciarem situações de violência.

A equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher, responsável pela ação, levou orientações sobre os tipos de violência, formas de denúncia e os serviços de apoio disponíveis no município. Desta vez, o polo escolhido foi o da Praça da Rodoviária.
Rafaela de Alencar, coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher, destacou o trabalho realizado durante todo o mês de agosto. “Durante todo ano realizamos ações como essa, mas em agosto intensificamos. Já foram quase 100 ações da Secretaria de Direitos Humanos e Política para as Mulheres, envolvendo mulheres e homens, pois acreditamos que todos devem fazer parte da luta contra a violência, entendendo a gravidade. Sempre que temos a a oportunidade queremos estar presentes em polos como esse para ofertar uma palavra e disponibilizar o serviço do Centro de Referência e Atendimento à Mulher”, frisou.

Fátima da Silva, participante, elogiou a ação. “São muito boas as informações, pois está havendo muita violência contra a mulher. É bom saber para termos como a ajudar”, disse.
“Temos que combater essa violência, pois está grande. É importante sabermos, pois muita gente não sabe seus direitos e como denunciar”, contou Marenise da Silva, participante.

“Ainda tem muita gente que vive isso e não procura meios de denunciar, e temos que quebrar essa tabu. Temos que dar as mãos”, finalizou Maria Ivonete, participante.

A ação da Gestão Municipal reforça a importância do Agosto Lilás como um mês de mobilização social e conscientização, ampliando o acesso das mulheres à informação e fortalecendo a luta contra a violência de gênero em Caxias.




