Visita guiada marca valorização do Patrimônio Histórico de Caxias

Nessa terça-feira (19), dentro das ações da Semana Municipal do Patrimônio Histórico e promovendo atividades que reforçam a valorização da memória e da cultura de Caxias, foi realizada uma visita guiada organizada pelo Departamento de Patrimônio Histórico, da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico. Estudantes da escola João Lisboa tiveram a oportunidade de vivenciar de perto os espaços que contam a trajetória da cidade.

“A gente vai fazer uma visita guiada para conhecer mais a fundo a história de Caxias, e proporcionar isso para quem não conhece. Vamos visitar pontos de relevância e falar sobre eles. Nosso propósito é chegar as pessoas que detém estes prédios, no comércio, para que eles vejam o potencial turístico que eles têm”, disse Geysa Sousa, arquiteta do Departamento Municipal do Patrimônio Histórico.

“O nosso sonho é ter tudo isso, preservado, conservado e sendo utilizado. O Turismo, sobrevive e vive do Patrimônio Histórico. Caxias tem mansões e casarões que podem ser adaptados para receber turistas, no seu estilo original”, lembra Luciana Bezerra, secretária municipal do Turismo.

Durante a visita os alunos conheceram o Complexo Turístico Balaiada e outros patrimônios arquitetônicos que marcam a identidade cultural caxiense, como igrejas, casarios de época, praças, ruínas históricas, dentre outras. A ação busca despertar nos jovens o sentimento de pertencimento e respeito pelo patrimônio material.

“É importantíssimo fazer um passeio a pé, conhecer os pontos turísticos da cidade, conhecer a cidade. Sabemos que Caxias é uma cidade literária, e por ser a cidade das águas cristalinas, por ser uma terra rica em patrimônio material e imaterial, temos muitas lendas que encantam os caxienses, é preciso conhecer e sentir o que a cidade nos oferece. O Patrimônio da Cidade precisa ser conhecido, casarios do século XIX, igrejas quase tricentenária, então é importante fazer este passeio, principalmente hoje no dia do historiador”, frisa Mercilene Torres, historiadora e coordenadora do Memorial da Balaiada.

“É muito importante para o aluno caxiense visitar a nossa história, os lugares mais importantes de Caxias, os lugares que têm história e memória coletiva e uma memória que é individual, que o aluno irá criar visitando”, lembra Bruno Samuel, professor de história da escola João Lisboa.