Curso do Ministério da Saúde prepara Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias de Caxias

Profissionais de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias estão participando em Caxias do curso intitulado “Mais Saúde com Agente”, do Ministério da Saúde, ministrado pela Secretaria Municipal de Saúde em Caxias. Uma das turmas realizou uma aula de campo no Mirante da Balaiada, tendo como objetivo identificar situações de riscos ambientais próximos ao ponto turístico. A iniciativa visa ressaltar a responsabilidade do cuidado ao meio ambiente para evitar a proliferação de doenças.

“Esse curso é um convênio firmado pela Secretaria Municipal de Saúde com o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os profissionais irão se profissionalizar em técnicos em saúde e resolvemos fazer essa atividade ao ar livre, pois vamos trabalhar a temática do meio ambiente. Vamos fazer uma roda de conversa e apresentar os trabalhos que eles fizeram”, explicou Gláucia Abreu, preceptora do curso.

A turma que realizou atividade no Mirante da Balaiada conta com 21 Agentes Comunitários de Saúde, e trabalha quatro eixos temáticos: riscos ambientais, riscos da água, riscos de doenças transmissíveis e riscos ocupacionais do trabalho como Agentes Comunitários de Saúde. Fracimilton Pereira, agente comunitário de saúde do Povoado Engenho D’Água, explicou sobre o projeto. “O trabalho que fizemos foi ao redor do Mirante da Balaiada, observamos que há um lixo acumulado nas proximidades e isso chamou a atenção para essa temática que estamos desenvolvendo, sobre o lixo e a contaminação do solo, do ar e o visual, que não é adequado”, disse.

A Agente Comunitária de Saúde do bairro Luísa Queiroz, Aline Borba, destacou o projeto realizado: “Pensamos as questões relacionadas à nossa área e os riscos que a falta de cuidado no descarte do lixo traz, e como ele pode contaminar o solo e a água. Fazemos toda a orientação e educação em saúde na nossa microárea, achamos importante para contribuir com a sociedade”, disse.

O curso tem duração de 1 ano, entre aulas práticas e teóricas. Ao final, todos os Agentes Comunitários de Saúde que concluírem receberão o título de técnicos de saúde.