Gestão municipal abre ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla teve início em Caxias, nessa quinta-feira (21), e visa fortalecer a inclusão, a conscientização e o respeito. A abertura do evento foi marcada por apresentações culturais de assistidos das APAEs Caxias e Aldeias Altas, além de contar com a presença de entidades, órgãos e sociedade civil interessada na causa da pessoa com deficiência em Caxias.

O Secretário Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Jerônimo Cavalcante, destacou que o momento é de despertar para a inclusão. “São ações para colocar a pessoa com deficiência em evidência, mostrar para a sociedade que a inclusão é possível, e nós só vamos conseguir se nós despertarmos na comunidade, o interesse de acompanhar a política municipal de inclusão”, disse.

O Defensor Público, Keoma Celestino Dourado, frisou a importância do evento e da junção de forças na luta pela pessoa com deficiência. “Nessa temática da pessoa com deficiência é muito importante que haja uma atuação em rede, porque se você age sozinho numa demanda tão importante, às vezes não tem tanta força. Mas a rede articulada, uma rede que está se fortalecendo aqui em Caxias, vai ganhando corpo e vai ganhando muita gente, forma e muita força, para termos mais efetividade de atuação, por isso a importância de estarmos aqui unidos”, disse.

A abertura do evento também contou com palestra magna, como tema “Deficiência não define, oportunidade transforma!”. Camila Morais, palestrante e advogada, destacou a temática abordada. “Hoje nós vamos reforçar para o público que está aqui e também para a sociedade, de modo geral, que nós somos capazes, que nós gostamos de ser ouvidos, precisamos ser ouvidos e podemos falar por nós. Nós só precisamos de oportunidades e são as oportunidades que vão transformar a sociedade e a nossa realidade. Nós só queremos uma oportunidade para mostrar os nossos talentos”, disse.

A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla segue até o dia 28 de agosto e conta com uma programação com atividades em escolas, rodas de conversas, apresentações culturais, cinema inclusivo, mostra de ações e caminhada inclusiva.

Paulo Carneiro, presidente dos Conselhos Estadual e Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, frisou o objetivo do evento. “O objetivo é dar visibilidade para a pauta da pessoa com deficiência e mostrar para a sociedade como um todo que, como diz o tema da semana, que a deficiência não me define, oportunidade transforma. A deficiência não é uma doença, a deficiência não define uma pessoa, a deficiência não diminui, não resume, ou não reduz uma pessoa, antes de qualquer característica, de qualquer condição, antes da deficiência, nós somos pessoas. Essa semana vem para mostrar isso de uma forma bem pedagógica nas escolas, em eventos, palestras, mesas redondas”, contou.

O objetivo é mobilizar a sociedade para refletir sobre a importância da igualdade de direitos, do respeito e da inclusão. Em Caxias, a gestão municipal reforça o compromisso com as pessoas com deficiência. O vice-prefeito de Caxias, Eugênio Coutinho, lembrou que a gestão tem dado visibilidade à causa. “Vamos dar visibilidade para as pessoas com deficiência, e vamos fazer o que puder para melhorar mais ainda”, finalizou.