Dando continuidade à programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, o Caxias Shopping nessa segunda-feira (25), recebeu uma atividade da Secretaria Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e alguns parceiros, a exemplo da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, Unidade Regional de Educação e entidades para um cinema inclusivo. O momento reuniu estudantes, familiares e representantes de entidades para a exibição de um filme, em um ambiente preparado para acolher e promover acessibilidade a todos os participantes.

“Está sendo gratificante, onde as crianças se sentem acolhidas, incluídas, e que possam vir mais parcerias assim para a pessoa com deficiência. E, eles estão se sentindo acolhidos. E, só temos a agradecer por este momento aqui no Shopping”, lembra Maria Janete, mãe atípica.

“A Secretaria se empenhou bastante nesta programação com palestras e ações. Neste momento as crianças com deficiência estão sendo inseridas em uma realidade que muitas vezes elas não conseguem ter”, disse Jéssica Menezes, mãe atípica e integrantes da Associação de Famílias Neuro atípicas de Caxias.

A proposta da ação foi proporcionar momentos de lazer e diversão às pessoas com deficiência, reforçando que o acesso à cultura deve ser garantido de forma igualitária. A proposta também tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância de criar oportunidades em diferentes espaços, valorizando a inclusão e o respeito às diferenças.

“Viabilizamos uma sessão inclusiva, com acessibilidade, legendas, tradução, para possibilitar aos estudantes da rede e das associações neste momento de lazer e inclusão. É uma alegria, receber estes alunos e famílias, e têm direito assim como todos nós”, destaca Jéssica Rodrigues, Professora e Técnica da Unidade Regional de Educação.

“Nós estamos nesta parceria para trazer um momento de lazer e reflexão, para dizermos que nós podemos. Estamos com um filme legendado e outra sala com o tradutor. Estamos fazendo de tudo para que esta semana seja abrangente, não só na discussão das políticas públicas, mas também satisfazer o prazer de ser feliz das pessoas com deficiência”, frisa Jerônimo Cavalcante, Secretário Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência.
