Idosos recebem atendimentos e orientações na Praça do Dirceu

O Centro de Convivência de Idosos do bairro Cangalheiro realizou uma ação de saúde na Praça do Dirceu, reunindo a comunidade em um momento de cuidado e interação. Durante a programação, os idosos participaram de atendimentos de aferição de pressão arterial e glicemia, em parceria com a empresa LabTeste, além de atividades laborais que estimularam a saúde física e o bem-estar dos participantes.

“Aqui é a nossa segunda casa, é a coisa melhor que tem. Essas orientações vêm na hora certa. Tem as atividades, é muito bom”, disse Maria da Purificação, idosa.

“Pra mim foi bom, porque eu sentia umas dores nas pernas, mas depois que eu participei do Centro de Convivência de Idosos passou. Eles dão todas as orientações”, disse Maria Anísia, idosa.

A iniciativa também teve caráter educativo, com a divulgação da campanha Agosto Lilás, que chama atenção para o combate à violência contra a mulher. A ação reforçou a importância da informação e da prevenção, ao mesmo tempo em que promoveu integração social, saúde e qualidade de vida para os idosos e moradores da comunidade.

“Este evento é para conscientizar o idoso. Estamos fazendo aferição de pressão, teste de glicemia. Além disso, trouxemos a conscientização sobre a violência contra a mulher”, disse Ana Machado, supervisora.

“É uma atividade do Agosto Lilás, de prevenção à violência contra a mulher e ao idoso também. Este evento, todo ano a gente faz no Centro de Convivência de Idosos, e este ano viemos para a praça até para ganhar visibilidade. Estamos fazendo ginástica localizada e laboral, além de teste de glicemia e aferindo a pressão”, disse Carlos Machado, educador físico.

“As pessoas têm aquela imagem de que a violência contra a mulher é só contra as mulheres mais novas. Mas os idosos estão tendo suas residências violadas, tem o preconceito, o etarismo. Assim como aumentou a violência contra a mulher, aumentou a violência contra a pessoa idosa”, disse Mabel Medeiros, coordenadora dos Centros de Convivência de Idosos.