Caxias parou neste domingo (7) a realização do Desfile Cívico em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil, organizada pela gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia. A solenidade teve início com o hasteamento dos pavilhões do Brasil, do Maranhão e de Caxias, em frente a Prefeitura Municipal, em um gesto de respeito e valorização da Pátria.

“É minha primeira vez, em que participo como Prefeito deste momento, em que os nossos estudantes das redes de ensino municipal, estadual, federal, bandas, e todas as instituições, vão às ruas para mostrar o valor do nosso patriotismo, reforçando a democracia em nossa cidade. E, nós estamos aqui, trabalhando para trazer mais benefícios para o município”, destaca Gentil Neto, Prefeito de Caxias (MA).
“Hoje comemoramos a Independência do Brasil, onde fazemos o nosso desfile, e independência só se consegue com liberdade. E, liberdade só se consegue com educação, sabendo ler e escrever, porque eles conseguem pensar e construir o seu futuro. Hoje é uma tradição em Caxias, e preparamos um belo desfile para todos”, disse Adenilson Dias, secretário municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.

Logo em seguida, a tradicional Banda Euterpe Carimã abriu o desfile, enchendo de emoção e civismo as milhares de pessoas que lotaram o Corredor da Independência para prestigiar o evento. Escolas da rede municipal, estadual, federal e instituições particulares participaram da celebração, levando para a avenida os projetos, programas e ações pedagógicas que vêm transformando o ensino em Caxias. Personalidades, escritores, professores e grandes nomes que colaboraram com a educação também foram homenageados.
“É muito bom, porque este ato cívico mostra para a sociedade que nós estamos desenvolvendo junto com os alunos um bom trabalho”, destaque Tenente Barbosa, gestor do Colégio Militar 2 de Julho.

“Estamos trazendo projetos como: Ecobayma, Robótica e Educação Inclusiva. E, a leitura e escrita é muito importante ser trabalhada para todos, mas principalmente para quem é também da educação de jovens, adultos e idosos”, destaca Edimarães Costa, apoio pedagógico da escola Antônio Rodrigues Bayma.
“Estamos trazendo, os programas e projetos como: escola e comunidade, escola das adolescências, que são os programas do governo federal. E, os projetos da escola, como Xadrez, Leitura e Escrita, dentre outros. É fundamental, a gente tem que focar justamente nisso, é um desafio que estamos enfrentando todos os dias”, destaca Soraya Coelho Pacheco, gestora escolar.

“É muito bom eleger este tema para as crianças, para os jovens, para trabalhar a leitura. Se não tiver os nossos alunos, a escola não pode progredir”, disse Rosilene Melo, escola professora Arlindo Fernandes.
“É importante que todo mundo participe, e o desfile faça a inclusão”, disse Terciane da Conceição, mãe de criança com deficiência.

“Hoje a nossa instituição está demonstrando o que nós desenvolvemos de ensino, pesquisa e extensão, os nossos projetos, projetos de internacionalização. Nós temos mais de 2 mil estudantes e mais de 600 alunos por meio da educação a distância pelo estado do maranhão”, destaca Raimundo Filho, gestor do Instituto Federal do Maranhão, Campus Caxias.
Neste ano de 2025, a Semana da Independência trouxe como tema: “Leitura e Escrita: condições indispensáveis para o exercício pleno da cidadania” e o lema: “Caxias de mãos dadas pela alfabetização”, reforçando a importância da educação como base para o desenvolvimento social e democrático.

“É bom participar, porque é muito importante para a nossa vida. É importante porque representa a cultura”, disse Maria Vitória, aluna da escola Jacira Vila Nova.
“Eu acho que a gramática é fundamental para todo mundo. Acho que todo mundo tem o direito de ler e escrever e aprender independente da idade, para quem quer construir o futuro”, disse Ana Letícia, aluna.

“Eu trabalho como vigilante na escola Marly Sarney, mas eu faço parte do Educação de Jovens adultos e idosos, eu estou me sentindo muito feliz. Depois que eu passei a frequentar a escola, eu já aprendi a botar o meu nome, já entendo algumas coisas”, disse Cícero Pereira, aluno da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
“Eu saí de casa só para assistir as escolas, porque eu gosto. A organização está maravilhosa, e o prefeito está de paragens”, frisa Marília Lima, espectadora.

“Eu vim assistir minha filha, está maravilhoso, a organização está muito boa, está 10 este ano”, destaca Flávia Araújo, espectadora.
Um dos pontos altos do desfile foi a passagem das forças de segurança e instituições militares, incluindo a Guarda Municipal, o Tiro de Guerra, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, que emocionaram o público com demonstrações de disciplina, civismo e compromisso com a proteção da sociedade.

“O desfile de 7 de setembro é uma data muito importante, onde conseguimos mobilizar as forças policiais com suas equipes. E, para a gente é uma honra celebrar o 7 de setembro. É uma forma de transmitir o civismo e os valores patrióticos”, destaca Capitão Araújo, comandante do Corpo de Bombeiros em Caxias.
“A Guarda Municipal nos seus 24 anos de existência, hoje a gente demonstrou com o nosso aparato de armamento, motos e viaturas, que estamos atuando junto com as forças de segurança pública. Foi um momento emocionante e fiquei muito feliz, em ver a nossa instituição bem evoluída”, destaca Willian Carvalho, comandante da Guarda Municipal.

O desfile alusivo à Independência do Brasil, também contou com o esforço conjunto da comunidade escolar, professores, gestores, coordenadores e servidores, que trabalharam intensamente para garantir a participação de milhares de estudantes, tornando o desfile um espetáculo de cores, organização e patriotismo.







