Nessa quarta-feira (10), o Polo do Povoado Rodagem, no 2º Distrito de Caxias, realizou seu Desfile Cívico com a participação de 11 escolas. A avenida principal do povoado foi tomada por estudantes das comunidades Rodagem, Barro Vermelho, Jardim, Canto Virado, Alecrim, Santo Antônio, São Miguel e Fazenda Sabiá, que mostraram à população o resultado de projetos desenvolvidos ao longo do ano.

“Estamos trazendo a Turma da Mônica e a Turma do Pica-Pau-Amarelo. Estamos valorizando a literatura”, destaca Ivonilde Mendes, Cuidadora.
“Nosso projeto é alfabetização dos nossos alunos. Temos 8 turmas, do 1º ao 5º ano, e do 6º ao 9º ano. E, o nosso objetivo é que os nossos alunos tenham um bom resultado para eles e para o nosso município”, disse Antônia Ferreira, gestora da escola Gervásio Costa.

“Nós temos vários projetos, mas nós trazemos o projeto da leitura e escrita. O projeto da horta, que é muito importante. Temos o carrinho da leitura, é um incentivo para nossas crianças. Estamos resgatando brincadeiras para o aprendizado de nossas crianças”, lembra Guadalupe Costa, apoio pedagógico.

O desfile evidenciou programas voltados para a leitura e a escrita, desde a educação infantil até a Educação de Jovens, Adultos e Idosos além de representações que homenagearam importantes nomes da literatura caxiense e brasileira.

“Está sendo uma maravilha. Já vai fazer 2 anos que voltei para a escola. Eu já sei colocar o meu nome e algumas leituras”, ressalta Maria do Socorro, estudante da Educação de Jovens Adultos e Idosos.
“Eu voltei porque eu quero alcançar alguns objetivos que eu não alcancei na minha infância. Está maravilhoso. Enquanto tiver gás, eu puder andar, eu não vou desistir não. Estou gostando muito, e os professores nos incentivam muito”, disse Maria Odete, aluna da Educação de Jovens Adultos e Idosos.

As escolas participantes foram: UIM Coronel Gervásio Costa, UEM São Francisco, UEM Antônio Ximenes Lima, UEM Nova Esperança, UEM Domingos da Silva, UIM Gonçalves Costa, UEM Edvirgem Gonçalves Costa, UEM Emir Salazar Magalhães, UEM Luiza de Sousa Queiróz, UEM Professora Inez Evangelista Guimarães e Centro de Ensino Thales Ribeiro Anexo IV.

“Estamos trazendo a história dos Três Porquinhos, da Chapeuzinho Vermelho. E, lá atrás, temos leitura e escrita. A leitura é a base de tudo, por isso estamos trabalhando na educação infantil”, frisa Daniella, professora da escola Domingos da Silva.
“Nós estamos trabalhando a leitura, com o conto era uma vez. Tudo começa pela literatura, leitura, do lúdico e estamos trabalhando para isso”, disse Rita de Kássia, professora.

“Para mim a importância da leitura e da escrita é aquela que a gente precisa por causa da nossa alfabetização. Foi cansativo foi, muito calor, e a gente relembra a história do que eles fizeram em 1822 para celebrar o nosso país”, destaca Geovana Oliveira, estudante.
A gestão municipal segue valorizando a educação como base para a cidadania, integrando estudantes, professores, famílias e toda a comunidade no fortalecimento do ensino na cidade e no campo.

“Sucesso! Estamos aqui na Rodagem, e as escolas fizeram um bonito trabalho. Pela primeira vez estão fazendo desfile no asfalto, mostrando o que eles fizeram neste período em sala de aula. Hoje foi um desfile lindo. E, para completar, estamos anunciando que vamos climatizar todas as escolas deste polo”, afirmou Adenilson Dias, secretário municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.














