Centenas de pessoas prestigiam o retorno da Feirinha de Caxias

Centenas de caxienses lotaram a praça Vespasiano Ramos, o largo de São Benedito, para prestigiar o retorno da Feirinha de Caxias. O evento faz parte da tradição do município e reúne o melhor da cultura, gastronomia e artesanato local, proporcionando um espaço de lazer, diversão e valorização dos artistas.

A gestora escolar, Ana Lucia, contou que sentiu saudades do evento e parabenizou o retorno. “Eu estava com saudades, pois é um momento de trazer a família em uma manhã prazerosa. A Feirinha não pode acabar, pois aqui é só alegria, tudo de bom”, disse.

Hemily Azevedo, professora, elogiou a organização. “Toda população caxiense estava sentindo falta desse momento e foi mais especial ainda com a abertura com a Dança do Lili, lembrando o Pelé, que é parte da cultura caxiense. E, apesar de estarmos no verão, o ambiente está agradável, bem ventilado e muito bem-organizado”, frisou.

O enfermeiro, Itacir Melo, também elogiou a ação. “É muito agradável, a gente ver que nossa cidade está investindo em cultura e turismo. É muito bom, a gente que vem de fora, mas nasceu aqui, saber que a Prefeitura está investindo nessas ações”, ressaltou.

A Feirinha de Caxias fortalece a economia criativa, incentiva os artesãos e contribui para a geração de renda dos vendedores de produtos da agricultura familiar. Gracinete Coutinho, expositora, destacou que a Feirinha impulsiona as vendas. “Para nós, enquanto expositores, feirantes e empreendedores é muito bom. Além de poder reencontrar os amigos, também vai impulsionar a nossa parte econômica. O ambiente está lindo, lindo mesmo”, disse.

Para abrir as apresentações do evento, o destaque foi para a Dança do Lili, atração cultural genuinamente caxiense, que animou e fez o público dançar. O momento também foi de relembrar a memória do criador da dança, o produtor cultural, Mestre Pelé.

O atual presidente da Dança do Lili e filho do Mestre Pelé, Isías Correia, falou sobre a emoção do momento. “Nós, que fazemos a Dança do Lili, ficamos emocionados, porque meu pai amava a Feirinha, ele sempre estava aqui. A cultura não morreu, a história e o legado dele não morreu, vamos ficar sempre em frente e mostrar essa alegria que os dançarinos têm, a banda tem, e quem ama o Lili tem”, disse.

E encerrando o evento, as bandas Morena Forrozeira e Pagoblack trouxeram em seus repertórios o melhor do forró e do pagode para a Feirinha. Carlinha Show, vocalista da banda Morena Forrozeira, ressaltou a felicidade em fazer parte do retorno do evento. “Para mim, é uma satisfação estar reabrindo esse projeto maravilhoso. A Prefeitura Municipal de Caxias, valorizando não só os músicos da terra, mas também quem tem o seu empreendimento, que vem vender a comida, que vem vender seu artesanato, é um grande incentivo para toda a população de Caxias”, disse.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, segue promovendo ações que resgatam tradições, incentivam a produção cultural e fortalecem a identidade do caxiense. O Prefeito de Caxias, Gentil Neto, destacou a valorização da cultura e a geração de renda com o retorno da Feirinha de Caxias. “A gente sabe que retornar a Feirinha de Caxias traz mais cultura, mais tradição, mais oportunidades e também geração de renda para o nosso povo caxiense. Aqui temos o povo da agricultura, temos os artesãos, tem os artistas locais que se apresentam, tem renda e visibilidade do trabalho de cada um. Nosso objetivo é esse, dar oportunidade para o nosso povo caxiense e, claro, também trazer lazer na manhã do nosso domingão”, disse.

“Muita festa e muita animação. É a Feirinha voltando de cara nova, com muito colorido, muita alegria, muita animação para nós caxienses, para os nossos visitantes e nossos feirantes poderem girar essa economia”, finalizou Maciel Mourão, Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.