Estudantes e professores recebem premiação do projeto MPT na Escola edição de 2024

A Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia realizou nessa segunda-feira (15), a entrega de premiação aos estudantes da Rede Municipal de Ensino de Caxias no Prêmio MPT na Escola, edição 2024. Ao todo, 15 alunos e 10 professores de 6 escolas do município foram reconhecidos pelo desempenho nas categorias: poesia, conto, música e desenho, do concurso.

Maria Cristina foi uma das alunas premiadas e frisou a felicidade em ver o esforço sendo reconhecido. “Tivemos ajuda do nosso professor, muitas ideias vinham na nossa mente, juntamos isso e conseguimos fazer um poema bem feito, que nos levou à premiação estadual. Estou feliz, é gratificante receber os frutos dos nossos esforços”, disse.

Rudinei do Nascimento, professor da U.I. Sinhá Castelo, destacou a importância de trabalhar o projeto. “É importante sempre trabalhar, dentro da sala de aula, a questão do trabalho infantil. Nós já trabalhamos há muitos anos, resultado disso é que nossa escola já está sendo premiada pelo terceiro ano consecutivo, isso é motivo de orgulho, principalmente para os professores da zona rural”, frisou.

O projeto MPT na Escola é desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Trabalho e tem como objetivo valorizar o talento e a criatividade dos jovens, como também fortalecer o papel da escola como espaço de transformação social. Ao envolver professores como multiplicadores de conhecimento, o projeto leva à sociedade a reflexão sobre a proteção integral da infância e a garantia de direitos fundamentais.

Joselma Lopes, coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, destacou o objetivo do trabalho. “O objetivo principal é incentivar esses alunos na questão literária e nos trabalhos artísticos para que eles possam produzir e desenvolver sua aprendizagem, sua leitura e sua história”, frisou.

“Essa parceria da Secretaria com o Ministério Público do Trabalho vem mostrar a importância dos alunos em sala de aula e não trabalhando. Eles desenvolvem esse trabalho de competição em que as melhores produções são premiadas com um tablet. A gente agradece aos nossos professores, aos gestores e aos pais dos alunos que incentivam”, finalizou Adenilson Dias, Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.