Profissionais de saúde de Caxias participam de capacitação sobre segurança do paciente

Profissionais de saúde da rede hospitalar de Caxias, participaram de uma oficina com duração de dois dias em Caxias, ministrada pela Secretaria de Estado da Saúde, que é direcionada aos Núcleos de Segurança do Paciente e Controle de Infecções em unidades hospitalares e básicas de saúde. O objetivo é fortalecer os núcleos já existentes e incentivar a criação onde ainda não há esse tipo de estrutura, garantindo mais qualidade e segurança no atendimento à população.

“Nós estamos fazendo Caxias e Timon. É uma política do Ministério da Saúde, que visa fazer funcionar todos os núcleos de segurança do paciente, tanto na rede hospitalar, quanto na rede primária. O núcleo é a instância que previne danos ao paciente”, ressalta Rosélia de Jesus, Enfermeira da Vigilância Sanitária Estadual.

A ação faz parte de um calendário que está sendo levado a todas as 19 regionais de saúde do Maranhão, ampliando o alcance da iniciativa em todo o estado. Os núcleos de segurança do paciente têm papel essencial no monitoramento e prevenção de falhas em processos assistenciais, promovendo boas práticas e reduzindo riscos durante o cuidado com o usuário do sistema de saúde. Já o controle de infecções é fundamental para evitar a disseminação de doenças dentro das unidades, garantindo um ambiente mais seguro tanto para pacientes quanto para profissionais.

“O Núcleo de Segurança do Paciente está inteiramente interligada com a Secretaria, com Vigilância e a com a Anvisa. Nós notificamos todos os casos, assuntos adversos, qualquer coisa que venha a acontecer no atendimento do paciente. O núcleo é tão importante, que ele atua até mesmo na atenção pós alta do paciente”, destaca Josélia Leandra, Enfermeira.

“A nível hospitalar, já temos instalados nos hospitais do município, e já são notificantes. Agora vamos implantar nas unidades de saúde para que possamos fazer as notificações a nível de estado e Ministério da Saúde. O objetivo é prevenir o paciente de algum dano causado por profissionais ou estrutura”, lembra Cintia Assunção, Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente da Atenção Primária de Caxias.