Caxias celebra o Dia Mundial do Turismo com City Tour e relíquias automobilísticas

Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, a Secretaria Municipal de Turismo de Caxias realizou um City Tour especial para destacar a beleza, a história e os atrativos da ‘Princesa do Sertão’. O passeio contou com a parceria do Clube de Veículos Antigos de Caxias (CEVAC), que reuniu proprietários e colecionadores de modelos clássicos como Jeep, C10, Gol, D20 e Ford Del Rey, despertando a curiosidade e o encantamento do público.

“É um Gol quadrado 94 CL. Ele está na família há 25 anos. Eu sempre gostei do carro, e com esta paixão por carros antigos, a gente adquiriu e está mantendo, por causa da paixão que temos pelos carros antigos. A gente já rodou o Ceará, Piauí e Maranhão, tudo nele. E meu primo resolveu vender, e eu comprei para não deixar sair da família”, destaca André D’Ávila, proprietário de carro antigo.

“São estilos diferentes, mas eu gosto mais de originais. Eu tenho um objetivo, desde criança, de ter três carros antigos: um Fusca, uma C10 e um Jeep. Eu gosto dos originais. Foram carros que eu convivi na minha época. Eu lembro que quando eu vim do interior, os táxis que existiam em Caxias eram Fuscas. Então, eu convivi muito dentro de Fusca. A C10 tenho há 4 anos, foram dois anos reformando e dois anos andando”, explica Júnior Bezerra, dono de C10.

“A nossa ideia foi fazer uma parceria com o Clube de Veículos Antigos de Caxias, e já que eles vão fazer um evento na cidade, para fazermos um City Tour, com imagens dos carros para juntos celebrarmos o Dia Mundial do Turismo, dia 27 de setembro. É juntar o amor que eles têm pelos carros e o amor que a gente tem pela cidade de Caxias para criar um evento, um momento festivo para celebrar esta data. O turismo é a valorização do que já temos. E nós temos muito para fazer eventos e celebrar”, destaca Luciana Bezerra, secretária municipal de Turismo.

O Dia Mundial do Turismo é celebrado em 27 de setembro desde 1980 pela Organização Mundial do Turismo, agência vinculada à ONU. A escolha da data marca o aniversário da adoção do Estatuto da OMT, em 27 de setembro de 1970, considerado um marco para o desenvolvimento do setor no mundo. O objetivo da comemoração é conscientizar a comunidade internacional sobre a importância do turismo, destacando seu impacto econômico, social, cultural e ambiental.

O turismo é visto não apenas como lazer, mas como um motor de desenvolvimento, capaz de gerar emprego, renda e promover o intercâmbio cultural entre os povos. Por isso, o Dia Mundial do Turismo é também uma oportunidade para governos, instituições e sociedade civil discutirem estratégias de fortalecimento do setor em nível local e global.

O passeio buscou valorizar a memória cultural e, ao mesmo tempo, incentivar novas formas de promover o turismo local. Dentre os pontos visitados, com o apoio da historiadora e coordenadora do Memorial da Balaiada, Mercilene Torres, estiveram: Complexo Turístico Balaiada, Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, Centro de Cultura antiga Fábrica União Têxtil de Caxias e Balneário Veneza.

“Os colecionadores de carros antigos estão hoje participando de um momento histórico no Complexo Turístico Balaiada. E isso é interessante, uma vez que estas coleções precisam ser vistas. Isto valoriza a identidade das pessoas para com a cidade de Caxias. Caxias é uma cidade histórica, lindíssima, e este passeio agrega valor ao que já temos de bonito na cidade”, lembra Mercilene Torres, historiadora e coordenadora do Memorial da Balaiada.

A programação segue com novidades. Nos próximos dias 17 e 18 de outubro de 2025, o Mirante da Balaiada será palco de um Encontro de Veículos Antigos, transformando a paixão por carros clássicos em oportunidade de movimentar o setor turístico e a economia da cidade.

“É uma cultura que a gente vem trazendo há alguns anos na cidade. Nos juntamos e criamos o CVAC, Clube de Veículos Antigos de Caxias. E nós vamos fazer um grande evento regional aqui no Mirante da Balaiada nos dias 17 e 18 de outubro. Juntamente com a Secretaria Municipal de Turismo, nós vimos esta oportunidade de agregar o valor dos carros clássicos para mostrar a beleza da nossa ‘Princesinha do Sertão’. O clube só tem um ano, mas queremos crescer ainda mais”, destaca Fernando, organização do CVAC.

“Hoje é um dia histórico, e nós vamos trazer uma nova cultura para a cidade, a cultura do antigomobilismo. Já temos clubes confirmados do Maranhão e Piauí, que vão estar presentes em nosso evento no Mirante da Balaiada. Vai reunir muita história, muita conversa e atrativos para todos. Este é o exemplo de que o antigomobilismo vai crescer em Caxias”, lembra Luciano Cunha, presidente do CVAC.