Caxias se torna a primeira cidade do Maranhão a implantar o serviço de Ozonioterapia na rede pública de saúde nessa sexta-feira (10). A inovação foi iniciou na Unidade Básica de Saúde do bairro Volta Redonda, que passa a oferecer o tratamento de forma gratuita à população, implantada pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de ampliar as alternativas terapêuticas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS) municipal.

A Ozonioterapia é um tratamento que utiliza uma mistura de oxigênio e ozônio medicinal para estimular o sistema imunológico, melhorar a oxigenação dos tecidos e promover a regeneração celular. Reconhecida uma prática integrativa e complementar, a terapia tem sido aplicada em diversas áreas, com resultados positivos em casos de feridas crônicas, dores articulares, inflamações, infecções, doenças circulatórias e recuperação pós-cirúrgica.

“As melhorias são grandes. E, as dores diminuem, ele faz as aplicações onde está a dor, a gente dorme bem. É um projeto muito bom e recomendo para todos os idosos que sentem dores”, disse Maria Júlia, aposentada
“A Ozonioterapia atua auxiliando e complementando no cuidado de pacientes vítimas de queimaduras, feridas complexas, é uma ferramenta muito relevante. O Ozônio tem um uso antigo, nas áreas onde você precisa atuar. E, nessa abordagem é preciso que o paciente passe por uma avaliação multiprofissional”, destaca Dr. Antônio Moreira, Cirurgião plástico representando a AMASQ.

De acordo com especialistas, o ozônio tem ação anti-inflamatória, analgésica, antioxidante e antimicrobiana, o que contribui tanto para a prevenção quanto para o tratamento de várias enfermidades. Além disso, o procedimento é minimamente invasivo e apresenta poucos efeitos colaterais quando realizado por profissionais capacitados. A expectativa é que, após a experiência exitosa na Unidade Básica de Saúde do bairro Volta Redonda, o serviço de Ozonioterapia seja expandido gradualmente para outras unidades básicas de saúde do município, beneficiando um número cada vez maior de caxienses.

“Quem é da saúde sempre procura novas tecnologias. Nós estamos entregando um serviço que não tem em nenhum outro local e de forma gratuita. Catalogadas são mais de 200 doenças são tratadas com Ozonioterapia”, disse Sansão Pinheiro, vereador autor do projeto.
“A gente pensa na expansão do projeto, e mostra que nosso governo é inovador, e busca trazer um bem-estar para a população. A ozonioterapia tem inúmeros benefícios, alivio de dores, é uma prática legalizada pelo Ministério da Saúde. É um serviço que está sendo disponibilizado para a população gratuito. Caxias é a primeira no Estado. A gente fortalece a saúde do município”, destaca Gentil Neto, Prefeito de Caxias.




