O Ginásio Mundico Santos recebeu nesse domingo (12), com muita emoção, a disputa das semifinais e finais da 3ª Copa de Queimada Teódulo Aragão. Ao longo da competição, 17 equipes femininas e masculinas lutaram pelo destaque. Após as semifinais, foram realizadas as decisões pelos terceiros, segundos e primeiros lugares, com partidas equilibradas e cheias de emoção. No feminino, o time Dinir Silva venceu as Poderosas e garantiu o terceiro lugar. Já no masculino, o Scamp superou o Trilho Velho e também assegurou a terceira colocação.
“Quero agradecer a Deus, é uma colocação boa para quem não acreditou no nosso potencial. Não temos torcida, mas a melhor é Deus. E, hoje estou muito feliz”, disse Eva Santos, jogadora do Dinir Silva.
“O terceiro lugar também é pódio, e agradecemos a Deus pela oportunidade que Ele nos dá”, frisa Mariana Santos, jogadora do Dinir Silva.
“Nós estamos vindo de uma renovação e, com ela, já conseguimos alguns pódios. Mas é um trabalho árduo, isso nos traz coragem para continuar o trabalho”, disse Daniel, jogador do Scamp, 3º lugar.
A final feminina foi um dos momentos mais aguardados da competição. Em um duelo vibrante entre Fire Girls e Tigresas, quem levou a melhor foram as Tigresas, que venceram por 2 a 1, sagrando-se campeãs da categoria feminina.
“As Tigresas nunca tinham subido no pódio, tínhamos ficado em segundo. É nós agora”, disse Nina, campeã da equipe Tigresas.
“Eu tenho um sobrinho que faleceu recentemente. E isso aqui foi pra ele. Agradeço a Deus e, em segundo lugar, às minhas meninas, que são tudo pra mim”, disse Bibi, jogadora da equipe Tigresas.
O prefeito de Caxias, Gentil Neto, a deputada estadual Daniella e o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Fábio Gentil, prestigiaram o evento e participaram da entrega da premiação às equipes vencedoras, reforçando o incentivo da gestão municipal e estadual ao esporte caxiense.
“Estamos fazendo uma justa homenagem, que junto comigo conseguimos resgatar a queimada das ruas. E eu sabia que o prefeito Gentil Neto ia dar continuidade. Eu recebi da deputada federal Amanda Gentil que ela vai protocolar um Projeto de Lei reconhecendo a queimada como esporte”, disse Queiróz Neto, secretário municipal de Esporte e Lazer.
“É uma determinação nossa, esse incentivo. Aqui estamos acompanhando a terceira edição, a 3ª Copa de Queimada. E, a cada campeonato, aparecem mais times. Nós estamos conseguindo cumprir o calendário e isso mostra a valorização e o respeito que temos”, disse Gentil Neto, prefeito de Caxias.
“Essa modalidade esportiva está crescendo, e esta copa faz homenagem ao Teódulo Aragão, e o nosso prefeito segue eternizando o nome de quem tanto contribuiu para o esporte. E é claro que o incentivo é muito importante, nós estamos investindo em arenas, quadras, e hoje, aqui, a premiação também é robusta”, disse Daniella, deputada estadual.
“Nós estamos trabalhando para que o esporte cresça ainda mais. O Gentil Neto está reconhecendo tudo isso. Hoje foi o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Dia das Crianças, e a gente encerra aqui com esta grande final”, disse Fábio Gentil, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária do Maranhão.
Logo depois, foi a vez da grande final masculina, que encerrou a competição em alto estilo. Em uma partida intensa e disputada ponto a ponto, o Falcões venceu os Tigres por 2 a 1, conquistando o título de campeão da Queimada 2025.
“Acho que fizemos um bom jogo. Nas chaves de classificação, nós vínhamos treinando para chegar bem no dia de hoje. E agradecer a Deus, porque foi um time muito difícil. É um dos times mais difíceis que tem, foi um desafio muito grande, mas graças a Deus deu tudo certo”, disse Vitor Manuel, jogador do Falcões.