O “Edital Letramento Matemático na Pré-Escola”, realizado pelo Itaú Social, em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, selecionou 21 projetos destinados à promoção do letramento matemático de crianças entre 4 e 5 anos de idade.

A seleção contemplou a categoria de “Reconhecimento”, na qual foram selecionados 12 projetos, objetivando dar visibilidade às boas práticas já desenvolvidas com as crianças; e a segunda categoria “Fomento”, com 9 projetos selecionados, tendo como propósito apoiar a implementação de ações voltadas ao fortalecimento das competências docentes ao letramento matemático na pré-escola. A iniciativa destinou R$ 80 mil para valorizar as referidas práticas consolidadas e incentivar as novas propostas a serem aplicadas ao longo do ano letivo.
A instituição recebeu mais de 2,5 mil inscrições (professores, estudantes, diretores escolares, psicólogos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades). Entre os estados com maior número de projetos selecionados está o Rio de Janeiro, com quatro iniciativas, seguido por Bahia e Ceará, ambos com três. Ao todo, 12 das 27 unidades federativas tiveram propostas contempladas, abrangendo todas as regiões do país.
O Estado do Maranhão foi representado pela cidade de Caxias, com o projeto “Brincando com a Matemática na Pré-Escola: experimentos, pesquisas e músicas, vivências basilares para o raciocínio lógico-matemático”, tendo como proponente a professora Delcy Silva de Andrade, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Maria das Neves Coutinho “Mãe Preta”, que está situada no bairro Vila Lobão, zona urbana de Caxias (MA).
O projeto ‘Brincando com a Matemática na Pré-Escola’, desenvolvido pelas professoras das nove turmas da Pré-Escola do Centro de Educação Infantil Maria das Neves Coutinho, aborda de forma lúdica os conhecimentos do componente curricular Linguagem Matemática, conforme a Base Nacional Comum Curricular/BNCC e as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil, utilizando metodologias inovadoras com a finalidade de promover interações e brincadeiras em que as crianças possam fazer observações, manipulação de objetos, investigações e exploração de seu território (escola e família).
O letramento matemático na Educação Infantil é justificado pela importância que a fase de vida das crianças, considerada como uma ‘janela de oportunidade’ devido à formação de diversas estruturas do cérebro e aquisição de capacidades fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades mais complexas. São ensinadas, experiências e vivencias matemáticas que guiam e impactam toda a vida escolar dos alunos, colaborando com a redução das reprovações, evasões e desigualdades sociais.
“O reconhecimento das boas práticas pedagógicas, a nível nacional, fortalece nosso engajamento e nos impulsiona a trilhar novos caminhos na educação. Em nome da gestora Marta Alves e das professoras, agradecemos ao Itaú e à Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias pelo apoio e incentivo”, destaca a Coordenadora da creche, Delcy Andrade.
De acordo com a Secretária Municipal Adjunta de Ensino, Alexsandra Maciel, o projeto capacita os estudantes e demonstra o compromisso dos profissionais com a educação. “O projeto desenvolvido pela equipe pedagógica da creche ‘Mãe Preta’ sobre letramento em matemática, mostra a importância de capacitar os alunos a usar o raciocínio lógico para interpretar o mundo ao seu redor de forma crítica e eficaz. Sem falar que a seleção e o reconhecimento do trabalho a nível nacional, reflete o compromisso de nossos profissionais com o avanço da aprendizagem na educação infantil em nosso município e com a educação pública brasileira”, finaliza.

