Caxias sedia 1º Festival Regional de Bandas e Fanfarras

O toque firme nos instrumentos e os passos alinhados da baliza abrilhantaram a abertura do 1º ‘Festival Regional de Bandas e Fanfarras – Tocando pelas Bandas do Maranhão’. O Ginásio de Esporte João Castelo foi o palco escolhido para a apresentação inicial, onde estiveram representantes de Caxias, Pinheiro, Balsas, Mirinzal e Nina Rodrigues.

Sandro Santos, presidente da Federação Maranhense de Bandas e Fanfarras, destacou o significado do momento. “Significa expandir a prática da música, através das bandas com alcance para todo o Maranhão. Para nós, estarmos em Caxias hoje, é um grande privilégio, poder trazer a juventude para esse projeto de bandas. Caxias ganha, pois oportuniza a viver um momento de música”, disse.

O maestro da Banda Euterpe Carimã e representante da Federação de Bandas e Fanfarras da Região Leste, Neto Carvalho, ressaltou a importância do evento. “É um momento ímpar, nunca tinha acontecido na região, e através da Secretaria Municipal de Educação, estamos felizes em poder estar proporcionando isso para os nossos alunos. É de grande importância para todos nós”, contou.

O evento é realizado pela Federação Maranhense de Bandas e Fanfarras e conta apoio da Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. O Secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Adenilson Dias, falou sobre a oportunidade de mostrar o talento dos jovens. “É com muita alegria que Caxias sedia o primeiro Festival Regional de Bandas e Fanfarras, onde estamos recebendo vários municípios, trazendo suas bandas e mostrando o talento desses jovens. Isso mostra que Caxias está na dianteira, trazendo o primeiro festival, que ainda iremos dar continuidade e fazer muito maior”.

Após a abertura, os integrantes das bandas e fanfarras participaram de oficinas formativas, que tiveram como temática: corpo coreográfico, baliza, instrumentos de sopro, percussão, regente mor e comissão de frente; além de oficinas de instrumentos de sopro e percussão.

O professor formador da Federação, Luan Chaves, destacou os temas abordados nas oficinas. “Essas formações que estamos trazendo para Caxias é de grande valia para os alunos e para o município, porque vamos trabalhar 3 módulos, para que a gente possa estar enriquecendo mais ainda o conhecimento dos alunos”, frisou.

O aluno, Mayron Araújo, falou sobre o ganho que terão com a formação. “Essas oficinas ajudam a melhorar os toques, aprimorar a formar de segurar os instrumentos e de tocar, de ter noção de segurar a baqueta da maneira certa e o prato também. Isso nos ajuda a evoluir cada vez mais”, contou.

Gizele Morais faz parte da baliza e contou que a oficina foi a realização de um sonho. “Eu sempre treinei sozinha e hoje tenho essa oportunidade de ter mais esse aprendizado com pessoas que estão em um nível avançado. Está sendo um sonho realizado, pois sempre tive vontade”, finalizou.

O encerramento do festival aconteceu na Praça da Chapada com apresentações de fanfarras, bandas de percussão e bandas marcial de escolas municipais e estaduais de Caxias, de projetos de músicas do município, além da apresentação da Banda Marcial da cidade de Nina Rodrigues. Todas elas receberam troféus e certificados pela participação no evento.