Curso de Fibra da Bananeira é ministrado para artesãs de Caxias

Ao todo, 15 mulheres da Associação de Artesãos de Caxias estão participando de capacitação sobre o uso da fibra da bananeira. A iniciativa é realizada através de uma parceria entre a Prefeitura de Caxias e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), por meio do Programa Municipal de Desenvolvimento das Comunidades.

Francyanne Barradas, secretária adjunta de Direitos Humanos, falou sobre a iniciativa. “A Associação de Artesãos de Caxias está participando do Programa Municipal de Desenvolvimento das Comunidades, e esse programa é instituído de forma que essas mulheres entendam qual a segmentação produtiva do nosso município e, assim, possam fortalecer a geração de renda através do artesanato”, disse.

No curso, que tem duração de 40h, as participantes aprendem desde a colheita da matéria-prima até a confecção de peças artesanais. A instrutora do Senar Maranhão, Gilmara Viana, destacou o objetivo da ação. “O objetivo do curso é ensinar a utilizar a bananeira de maneira sustentável, para transformar em artesanato e fonte de renda. Elas irão fazer três peças com a fibra que retiraram: uma cesta de café da manhã, um porta-joias e uma bolsa. A matéria-prima elas já sabem como fazer a retirada, a secagem e, após isso, já podem usar a criatividade para fazer vários objetos artesanais”, explicou.

O curso visa aprimorar técnicas, agregar valor às peças artesanais e ampliar as possibilidades de renda por meio do aproveitamento da fibra da bananeira. A artesã Neta Pinheiro falou sobre o ganho que o curso traz. “Esse curso vem agregar mais saberes ainda ao nosso trabalho, pois é 100% sustentável. Todas nós estamos aprendendo novas técnicas, como usar mais recursos da natureza ainda, já que a fibra da banana é um recurso que vai se desperdiçando na natureza, e nós estamos, através desse curso, aprendendo a transformar essa matéria-prima em fonte de renda, fazendo belas artes”, finalizou.