Com o objetivo de promover a solução pacífica de conflitos e fortalecer a cultura do diálogo, o Poder Judiciário brasileiro realiza, de 3 a 6 de novembro, a XX Semana Nacional da Conciliação. Em Caxias, o evento acontecerá no Ginásio de Esportes Governador João Castelo, das 8h às 17h, reunindo cidadãos, cidadãs e representantes da Justiça em um grande esforço nacional por entendimento e paz social.
Diversos órgãos, empresas, entidades e instituições vão estar envolvidas na oferta de serviços para a população. A iniciativa, promovida anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reforça o compromisso do Judiciário com o acesso à justiça e a pacificação social. No Maranhão, a ação é coordenada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), que vem ampliando as oportunidades de acordo entre as partes e evitando longos processos judiciais.
Durante a Semana, será possível resolver demandas processuais (que já possuem ação judicial) e pré-processuais (sem ação judicial), desde que haja interesse mútuo em um acordo homologado judicialmente. Entre os principais temas que poderão ser conciliados estão: renegociação de dívidas, divórcios, reconhecimento de união estável, guarda de filhos, dissolução de união estável e reconhecimento espontâneo de paternidade, entre outros.


