A magia da leitura tomou conta do Jardim de Infância Gentilzinho com a culminância do projeto Feira Literária Transportando Leitura. Alunos, professores e famílias participaram da exposição de trabalhos realizados durante todo ano e apresentações das obras exploradas em sala de aula.

A gestora da unidade, Edjane Araújo, falou sobre a ação. “Esse projeto acontece há 2 anos e esse ano resolvemos compartilhadas com a comunidade escolar. O objetivo é incentivar as crianças, desde pequenas, o gosto pela leitura. É um projeto que já está dentro da nossa rotina, sempre na acolhida ou no final, as professoras já tem esse momento de leitura e eles tem o contato com os livros”, disse.

O objetivo do projeto é incentivar a leitura desde os anos iniciais. Os mais de 120 alunos, do infantil 3, 4 e 5 da escola descobriram o prazer da leitura por meio de obras como Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve, A Casa Sonolenta, Linda Rosa Juvenil, entre outros livros infantis.

Fabinelma Cantanhede, professora do infantil 5, explicou como as obras foram trabalhadas. “Fizemos com as crianças maquetes, produções, os pais ajudaram bastante e estamos muito satisfeitos com os resultado, pois é muito gratificante”, disse.

Em cada sala, mundo de imaginação foi criado. Os alunos se transformaram em personagens, contaram histórias e encantaram o público com suas apresentações. Ayla Moura, aluna, contou o que mais gostou. “Eu gostei de estudar a chapeuzinho vermelho. Tem o lobo, tem a chapeuzinho, tem a mãe, a vovó e o caçador. Gostei muito”, contou.

“A gente ensaiou, ouviu a professora. Gostei mais da branca de neve”, disse a aluna, Alessandra Tereza.
“Eu gostei que a gente brincou muito. Foi muito legal, a gente aprendeu sobre a branca de neve”, contou a aluna, Lurdes Antonela.
As famílias marcaram presença e se emocionaram ao ver de perto o resultado do trabalho desenvolvido pelos filhos. A participação dos pais reforçou a importância da parceria entre escola e comunidade na formação de leitores.

A mãe, Maria Julia, destacou a importância do projeto. “É muito importante porque a leitura ajuda a criança no desenvolvimento, na imaginação e na criatividade. É um projeto essencial, principalmente na educação infantil”, finalizou.












