Encontro Pedagógico de Língua Portuguesa realiza análise de ações e resultados

Nessa sexta-feira (07), foi realizado o Encontro Pedagógico de Língua Portuguesa do mês de novembro, dos anos finais, no auditório Manoel de Páscoa, da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia. A capacitação, que ocorre mensalmente, reuniu professores da rede municipal de ensino, com o objetivo de fortalecer as práticas pedagógicas e compartilhar experiências desenvolvidas ao longo do ano.

“Estes encontros vêm acontecendo ao longo do ano. E, este mês, estamos discutindo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, o nosso desempenho, analisando os resultados dos ciclos 1, 2 e 3 das avaliações. Tivemos a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica e teremos a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação do Maranhão. E estes encontros são para isso: para avaliarmos e melhorarmos nossa atuação”, frisa Cláudia Medeiros, coordenadora de Língua Portuguesa.

Por ser o último encontro de 2025, o momento também foi marcado pela apresentação dos resultados e indicadores das avaliações realizadas durante o ano letivo, possibilitando uma reflexão coletiva sobre os avanços conquistados e os desafios ainda existentes no processo de ensino e aprendizagem. A gestão municipal também oferta reforço às crianças no contraturno.

É um projeto muito importante, em que tivemos o engajamento dos professores, para fortalecer as habilidades dos alunos que estão em defasagem”, frisa Cláudia Medeiros, coordenadora de Língua Portuguesa.

Além de promover o diálogo entre os educadores, o encontro formativo visa à qualidade da educação, valorizando o trabalho desenvolvido nas escolas e incentivando o planejamento de novas estratégias para o próximo ano letivo.

“O objetivo é olhar para estes resultados, da forma como estão acontecendo, e procurar ações e estratégias para que o aluno possa ter um avanço mais qualitativo, a fim de mudar a realidade e chegar a uma situação positiva para o aluno. O maior desafio é fazer os alunos entenderem onde eles estão, para onde querem ir e o que fazer para chegarem onde querem chegar”, destaca Ozimar Ribeiro, professor.