Professores que integram o Projeto Qualideb participam de formação e avaliam os resultados alcançados em 2025

Professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Municipal de Educação participaram de uma formação do Projeto Qualideb, que visa melhorar os índices educacionais ao cuidar das crianças que têm baixo desempenho e que precisam fazer a recomposição do ensino. Além dos resultados de 2025, o encontro também foi marcado pelo planejamento de atividades para 2026 dentro da Rede Municipal, para que os estudantes consigam progredir ainda mais.

Paulo Afonso, coordenador do Qualideb e professor de Matemática, destacou o objetivo do encontro: “Hoje vamos fazer um balanço do que já foi feito. Nós fazemos essa reunião mensalmente e, de acordo com a necessidade, fazemos quinzenalmente, para que possamos ver os pontos fracos, os pontos fortes e no que nós obtivemos êxito”, disse.

Atualmente, 14 escolas da Rede Municipal de Educação estão fazendo parte do Qualideb, trabalhando a defasagem no aprendizado dos estudantes, para que eles consigam aprender com mais qualidade. A proposta é identificar quais os desafios enfrentados pelos estudantes e ajudá-los a superar.

“É um projeto voltado para a recomposição das aprendizagens nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, no qual nós vamos articular as ações para 2026, também avaliar até que ponto nós avançamos e o que nós precisamos melhorar nessas ações voltadas para o alcance das metas municipais”, frisou Kerleiane Oliveira, coordenadora dos anos finais.

Na oportunidade, os profissionais discutiram os resultados das atividades desenvolvidas, além das avaliações externas realizadas com os estudantes. Além disso, foram apresentadas propostas de aprimoramento das práticas pedagógicas para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação.

O professor de Matemática, Gleydson Silva, falou sobre a importância da capacitação: “Esse momento é importante, pois os professores compartilham experiências pedagógicas, crescimento intelectual dos alunos e a melhoria no ensino de Matemática. Sempre estar compartilhando essas estratégias é importante para melhorar a educação”, contou.

“O Qualideb é um projeto muito importante para nós, professores. Ele começou este ano, porém, no ano que vem já vai entrar com maior vigor, voltado para o ensino dos alunos que estão em defasagem, do ensino fundamental menor e do ensino fundamental maior”, contou Lauren Moraes, professora de Português.