Nessa quarta-feira (12), o Centro de Referência da Assistência Social Mutirão–João Viana recebeu mais uma ação voltada às gestantes do município. A Secretaria Adjunta Municipal de Primeira Infância realizou a entrega de kits enxovais, contemplando futuras mamães assistidas da comunidade. Ao todo, 20 kits foram entregues.
“Nós fazemos o acompanhamento destas gestantes, e quando chega nesta fase de 37 semanas, nós marcamos o encontro para que haja a roda de conversa e entregarmos os kits de enxovais. As mães são acompanhadas, e a partir dos dois anos as crianças são inseridas no serviço de convivência”, destaca Ana Célia, supervisora do Centro de Referência da Assistência Social dos bairros Mutirão e João Viana.
“Hoje estamos aqui no nosso projeto de entrega de kits. Em nossa roda de conversa nós entregamos informações, falamos sobre os desafios e as potencialidades de uma mãe”, destaca Priscila Magalhães, secretária adjunta de Primeira Infância.
Além do acolhimento, teve aprendizado. As gestantes participaram de uma roda de conversa sobre a maternidade, cuidados com o bebê e os direitos garantidos por meio das políticas públicas oferecidas pela Secretaria Municipal de Proteção Social, Primeira Infância e Pessoa Idosa. A entrega de enxovais também simboliza o cuidado com a primeira infância e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
“Eu já tenho três filhos. Aqui as pessoas atendem bem. É uma ajuda muito boa, porque nem sempre temos condição. Aqui no Centro a gente se inscreve para ganhar. A gente vem sempre, porque quem recebe o Bolsa Família tem que colocar a criança no cadastro, e a gente vem aqui, conversa, tem psicólogo”, disse Dayane Pereira, grávida.
O Centro de Referência da Assistência Social dos bairros Mutirão e João Viana atende diversos grupos: grupo de mulheres, diversos, zumba, idosos, primeira infância, segunda infância, grupo de capoeira, dentre outras ações de acolhimento.