Agentes de Inclusão e cuidadores participam de formação

Mais de 150 agentes de inclusão participaram da capacitação que foi realizada nas escolas Hélio de Sousa Queiroz e Escola Antônio Rodrigues Bayma. O objetivo é fazer com que a inclusão se manifeste no dia a dia das crianças assistidas pela rede municipal de educação.

“Estamos no II módulo voltado aos agentes de inclusão do município. E, este curso é voltado para a qualificação desses profissional Os agentes estão aprendendo a ter um bom manejo com os alunos em sala de aula”, frisa Joselena Martins, apoio pedagógico.

“A formação é volta aos Agentes de Inclusão, e estamos focando no manejo físico. A nossa intenção é compartilhar conhecimentos, para que quando esse aluno entrar numa situação de crise, como eles vão lidar”, disse Josy Naira, Fisioterapeuta

Esta foi a II Etapa do curso de Formação de Agentes de Inclusão e cuidadores. Estratégias de manejo dos alunos com Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e Transtorno Opositor Desafiador, foram compartilhadas. Para profissionais os profissionais, a capacitação é a forma mais adequada para se compreender as características de cada transtorno ou deficiência, e trabalhar os conteúdos de forma adequada, fazendo as devidas adaptações.

“É de suma importância, porque ela vem agregar, vem aprimorar para que possamos desenvolver um trabalho com nossas crianças. As crianças têm alguns transtornos e estamos aprendendo a lidar com diversas situações em sala de aula”, ressalta Janete Santos, agente de Inclusão.

“A partir do momento em que a criança atípica é bem acolhida, ela vai gostar de estar no ambiente escolar”, frisa Suelane Moreno, agente de inclusão.

“Os agentes de inclusão, geralmente tem somente o ensino médio. Então, ele tem que ter a capacitação, o apoio do professor, e o professor tem que ser parceiro”, disse Maria Violeta – Drª de Centro de Referência Maria Luíza.