Nesse sábado (15), o Centro Educa Mais Aluísio Azevedo, no bairro Ponte, recebeu um grande Mutirão Oftalmológico que garantiu atendimento gratuito e de qualidade para a população. A ação, resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caxias. Ao chegar, as pessoas passaram por triagem e depois pelos exames; foram disponibilizadas mais de 1200 fichas para atendimento.
“Eu tomei um susto, porque este mutirão é a quarta vez que se faz aqui no colégio. E tem uma grande multidão. Parabenizar o Governo do Estado e município. Eu fiz cirurgia de catarata nos dois olhos, estou enxergando muito bem, graças a Deus, mas precisava de óculos, estou aqui para conseguir um óculos”, disse Nonato Santos, radialista.
“A importância é grande, a visão já está embaçada. E estou aproveitando que é de graça, melhor ainda”, frisa Erilson Francisco, paciente.
“Esse meu já está com uns três anos, eu estou estudando e tem que ficar limpando, tenho que trocar. Esse mutirão é muito bom, porque nem todos têm condições de pagar uma consulta de vista”, frisa Maria Vitória, paciente.
“Já estou sentindo a vista empacada, e a gente trabalha, precisa assinar o nome em um local, tem que estar com a visão boa. Hoje as coisas estão um pouco difíceis, e gratuito é melhor”, disse José Valmir, paciente.
Durante o mutirão, foram ofertados exames oftalmológicos completos e a prescrição de óculos de grau, um serviço essencial para quem enfrenta dificuldades de visão. No entanto, a prescrição só é realizada após a avaliação criteriosa com o oftalmologista e a realização do exame de refração, que determina o grau exato necessário para corrigir condições como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.
“Neste mutirão, a gente faz uma grande triagem para prescrever óculos. E aqueles pacientes que não conseguem enxergar, mesmo a gente fazendo a adequação do grau, a gente passa outros exames complementares, porque nem sempre é o grau; às vezes tem alguma doença no olho, catarata ou glaucoma. É muito difícil dizer se todos vão precisar, mas a gente só descobre se vai precisar fazendo a avaliação”, destaca Cairo Moraes, oftalmologista.
“São cerca de 1200 consultas para o município, com entrega de óculos. É uma conquista muito grande para o município, é uma maneira de contribuir com a saúde da população. A gente vê a necessidade das pessoas, é muita gente, e nós temos que oferecer mais ainda para as pessoas. Queremos agradecer a parceria da deputada Daniella com o Governo do Estado, que está permitindo que o mutirão aconteça”, destaca Ângelo Couto, secretário municipal de Saúde.
“São várias opções de óculos, mutirão de consultas oftalmológicas com a entrega de óculos, e com a parceria das deputadas Daniella e Amanda Gentil, além do Governo do Estado. Uma ação simples, mas que muda a vida das pessoas, que traz mais qualidade de vida”, disse Gentil Neto, prefeito de Caxias.