Prefeitura de Caxias lança segunda edição do Programa TEAtivo para 170 inscritos

Antes mesmo do início oficial do encontro, o espaço já estava tomado por alegria: crianças correndo para o pula-pula, filas para a pintura no rosto e guloseimas. O encontro, que reuniu famílias, crianças e profissionais, foi planejado para receber oficialmente os novos participantes do Programa TEAtivo e celebrar o início de mais um ciclo. Nesta segunda edição 170 crianças e adolescentes estão inscritos.

“É o momento de abertura do programa, acolhida para as crianças, o início da segunda edição do programa TEAtivo. O objetivo é contribuir com a melhoria de vida dessas crianças, no cognitivo, no comportamental e no social”, explicou a coordenadora do Programa, Manuele Alves.

Entre os que aguardavam com expectativa a abertura do Programa, estava Arthur Daniel. Ele contou que sempre quis praticar esportes e essa foi uma grande oportunidade. “Eu acho bom, sempre quis fazer esporte, sempre quis participar. Eu vou participar de alguns, vou gostar muito porque gosto de futebol e quero aprender”, contou Arthur Daniel.

Erick, de 8 anos, já é participante do TEAtivo e é prova do impacto positivo do Programa. A mãe dele, Janine Ximenes, encontrou a oportunidade do seu filho se desenvolver e conviver com outras crianças. “O TEAtivo trouxe para o meu filho uma certa independência, a necessidade de aprender a se movimentar, coordenar os movimentos, ficou mais concentrado, melhorou na questão da escola, desenvolveu o intelecto. A atividade física, através desse programa, trouxe muitos benefícios. Eu só tenho que agradecer por tudo que tem sido feito e por continuar ainda a trazer mais benefícios”, ressaltou Janine Ximenes, mãe.

Quem também compartilhou sua experiência foi Ivaniele dos Santos, mãe de Laisla Lima, de 9 anos, e Francisco Maximus, 10 anos, que participam do TEAtivo desde o ano passado. Ela destacou que o programa tem feito diferença no desenvolvimento dos filhos. “Desenvolveu bastante os dois. Ela é não verbal e ela não saía em público, era bem difícil, agora ela já brinca e se diverte, ele também. Vejo muita diferença”, contou a mãe, Ivaniele dos Santos.

O TEAtivo é voltado para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promove inclusão, integração e desenvolvimento por meio do esporte. As aulas de Badminton, Karatê, Futebol, Natação e Basquete são conduzidas por profissionais preparados, que utilizam atividades esportivas, lúdicas e sociais para fortalecer habilidades, autonomia e convivência, que estão sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

O prefeito de Caxias, Gentil Neto, ressaltou a continuidade do Programa. “Caxias foi a cidade pioneira, ou seja, a primeira cidade que recebeu esse programa tão importante, que vem para transformar a vida das nossas crianças, mostrar o compromisso com a inclusão. Nós estamos retomando agora com a segunda edição mais forte, aproveitamos a equipe da primeira edição, que já vem com um diferencial a mais, com uma pegada nova, pois já mostrou esse compromisso e acolhimento às nossas crianças. Tenho certeza que vai ser um sucesso e que as nossas crianças com Transtorno do Espectro Autista vão continuar evoluindo, se desenvolvendo e vão ter uma qualidade de vida melhor”, destacou.

O esporte é o sistema de maior inclusão dentro de todo o nosso Brasil. O que a gente tem que fazer é isso, é mostrar para eles que diferença não existe, que no esporte nós somos todos iguais. Vamos tutelá-los, ajudá-los a fazer esporte e até dar alegria para eles se sentirem importantes e esportistas”, finalizou Queiroz Neto, secretário Municipal de Esporte e Lazer.