Um momento importante da Campanha Novembro Azul realizado na Maternidade de Carmosima Coutinho, onde equipe da coordenação da saúde do homem estiveram presentes juntamente com a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador para poder conscientizar os colaboradores a respeito da prevenção do câncer de próstata, que faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Foi realizada uma roda de conversa a respeito de atividade física e de saúde mental, bem como a explicação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem.
Os colaboradores participaram de ações, dinâmicas das atividades, levadas pelo Núcleo de Saúde do Trabalhador do município onde os colaboradores puderam participar ativamente.

O coordenador da Saúde do Homem Ytaciano Bezerra, algumas ações trabalhadas. “Tiramos dúvidas, ofertamos os exames para que eles pudessem participar, fazer os exames de rotina e, claro, consequentemente, esses homens é que aderem ao serviço, e eles conseguem realmente ter a sua expectativa de vida a aumentado. Como a gente diz, para que possam se prevenir contra as doenças crônicas como hipertensão e o diabetes, e claro, e obviamente eles possam se conscientizar a respeito da política e da valorização da vida”.
O Colaborador José da Silva, testemunhou que foi um importante momento para entender que cuidar da saúde se prevenir é bem melhor que procurar os serviços quando a doença aparece.

Tarciso Marinelli, Enfermeiro do Centeo de Referência em Saúde do Trabalhador destacou a importância da prevenção.
“O cuidado com a saúde do trabalhador e da trabalhadora faz parte de uma política que dialoga com diversas outras ações de saúde. E, neste Novembro Azul, além de reforçarmos a importância da prevenção e dos cuidados direcionados ao homem, especialmente em relação a alguns tipos de câncer, também buscamos ampliar o olhar para a saúde do trabalhador”.

Os homens ainda são o grupo que mais se acidenta, adoece e até perde a vida em decorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Muitos desses casos acontecem porque eles não procuram o serviço de saúde, não adotam medidas de autocuidado ou deixam de utilizar equipamentos de proteção individual.
Os encontros e ações da Campanha Novembro Azul seguem sendo realizadas por todo o mês nas unidades básicas de saúde, hospitais, demais órgãos públicos e empresas privadas.
A campanha realizada pela prefeitura de Caxias por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação da Saúde do Homem.








