Entre pincéis, telas e tintas espalhadas pelas mesas, mulheres do bairro Salobro descobriram em um Curso de Pintura em Tecido mais do que uma atividade, encontraram um espaço de convivência e terapia. A Professora do curso, Gerlane Pereira, falou sobre as técnicas. “A gente está ensinando a pintar os tecidos de sacaria para fazer pano de prato. Vamos ensinar como manejar o pincel, como fazer a mistura da tinta para poder dar uma folha perfeita”, disse.

O curso conta com 26 participantes, uma delas é Francisca Gorete. Para ela, o curso também é uma nova experiência e uma oportunidade de fazer renda extra. “É uma experiência muito boa para nós. Já tive um pouco de experiência porque que eu gosto muito de artesanato. Para mim é ótimo sair de casa porque passa tarde todo assistindo televisão e aqui é um ganho que a gente pode colocar em prática e ganhar uma renda extra”, ressaltou.

Já para Fernanda Reis, que trouxe a mãe, dona Denise, e a irmã para participarem juntas, o momento tem sido para fortalecer laços familiares e viver algo novo em comunidade. “Eu coloquei minha mãe e minha irmã para fazer. Eu já queria há muito tempo para fazer em pano de prato e poder vender, eu já sei fazer crochê e dá tudo certo. Está sendo bom, estou descobrindo o mundo da pintura”, contou Fernanda Reis.
“Estou achando bom, divertido, alegria, a professora é muito boa”, disse a participante, Denise Reis, de 88 anos.

Oferecido gratuitamente pelo Centro de Convivência do bairro Salobro, o curso é uma iniciativa que fortalece o bem-estar e a integração comunitária. A expectativa é ampliar a turma e abrir novas oficinas. Maria Rita, supervisora do Centro de Convivência Salobro, falou sobre o ganho para as participantes. “É o quarto curso que está sendo ministrado aqui, além de elas terem a oportunidade de um ganho extra, tem também a convivência. É um momento que elas mesmos dizem que é o melhor momento, porque às vezes está em casa, deprimida, e vem pra cá, distrai e conversa”, finalizou.




