O Parque Ambiental recebeu uma programação especial organizada pelo Centro Referência da Assistência Social do bairro Pirajá em alusão ao Dia da Consciência Negra. A atividade reuniu os assistidos do serviço em uma de ação voltada para a valorização da cultura negra. Logo no início, os profissionais do serviço, destacaram a importância da data e contextualizaram seu significado.

Alaíde Raíza, supervisora do Centro de Convivência Pirajá, frisou a importância da ação. “É uma ação muito importante, porque nela a gente valoriza, celebra e traz aprendizado sobre a cultura negra, sobre as raízes, e tudo que foi vivenciado de um longo período até hoje, dessa forma a gente reforça a igualdade, combate a discriminação racial”, destacou.

Além disso, os participantes acompanharam um desfile e uma apresentação de dança preparados pelos próprios usuários do Centro de Convivência. Maria Gabrielle é assistida do equipamento, participou do desfile e também reforçou a importância da ação. “É importante pois os negros foram pessoas que realmente marcaram o mundo com seus feitos. Acho ótimo a gente continuar relembrando isso porque mesmo hoje em dia, ainda acontece muitos casos de racismos, por isso é sempre bom estar lembrando para diminuir até acabar”, contou.

“A dança que escolhemos foi o Reggae, pois ainda vemos muito preconceito. A gente falou sobre a valorização e a luta do negro pelo seu reconhecimento, além da libertação do preconceito”, finalizou a assistida, Francisca Maria.










