Foi realizada nessa terça-feira (18), a Conferência da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, que tem como objetivo principal promover a educação ambiental, a cidadania e a sustentabilidade no ambiente escolar e na comunidade local. Uma das culminâncias foi realizada na Creche e Pré-Escola Marline dos Santos Feitosa (Vila Paraíso), e contou também com estudantes e familiares das crianças da Creche e Pré-Escola Ozimar Cardoso de Sousa.
“A proposta da Com-Vida é fazer com que se desperte a consciência de como cuidar da natureza, os valores e o entendimento de que sem o meio ambiente não vamos ter uma qualidade de vida”, explica Nanaina Nascimento, Apoio Pedagógico.
“Nós desenvolvemos algumas ações pedagógicas que envolvem a preservação do meio ambiente, e hoje nós estamos aqui fazendo a demonstração, utilizando materiais da natureza para produzir arte. Utilizamos terra, folhas secas, qualquer material que se encontra na natureza, principalmente o babaçu, ratinho de coco, o relógio da palha do babaçu, dentre outros”, destaca Franciane da Silva – Coordenadora Pedagógica da Creche Ozimar Cardoso.
“Os pais e mães também são membros da Com-Vida para atuarmos juntos, e a gente elabora os planos estratégicos e vamos desenvolvendo as ações. Este ano, estamos desenvolvendo as práticas sustentáveis, preservação da água e do ar, onde nós trabalhamos desde a higienização da criança até a preservação da água”, frisa Francisca Assunção, Coordenadora da Creche Marline dos Santos.
O tema deste ano foi: ‘Vamos cuidar do Brasil com educação e justiça climática: práticas sustentáveis na escola para a preservação da água e do ar’. Durante o evento, foram expostos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano, elencando práticas sustentáveis, utilização de mudas de árvores que foram produzidas pelas crianças juntamente com seus familiares, além da confecção de painéis com desenhos feitos pelas crianças.
“Deus não quer que a gente agrida a natureza”, disse Bruna Bianca, aluna.
“Eu acho fundamental a creche estar trabalhando com as crianças e os pais, para que todos aprendam a preservar o meio ambiente. E todos os pais estão participando”, destaca Nayara, mãe.
“Nós estamos trabalhando nesta Conferência para levar as crianças a entenderem que o meio ambiente é nosso, é vida, e que temos que cuidar. E que se nós não cuidarmos, vamos perder o meio ambiente”, destaca Regina Suely, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia.