Foi aberta nessa quarta-feira (19), e segue até sexta-feira (21), da 1ª Feira Agroleste, um evento que o setor agropecuário de Caxias e região.
“Hoje, temos a honra de fincar o pé neste local de promover desenvolvimento, pesquisa, tecnologia e solução do leste maranhense. O empresário que hoje chegar aqui, ele não sai com as mãos abanando, ele encontra um centro administrativo montado, e sai com a carta consulta preenchida e remetida para o governo do estado para aprovação do investimento“, explica Tino Castro, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Empreendedorismo e Economia Criativa.
“Aqui é o início de um ciclo virtuoso. Temos aqui o pessoal que planta, que empresta dinheiro, que vende equipamento, é o futuro de Caxias”, lembra Eugênio Coutinho, Vice-Prefeito.
“O evento nasceu com o objetivo de unir o pequeno, o médio e o grande produtor, na valorização da produção agrícola, porque acreditamos que quanto mais se produz o alimento chega mais barato, se gera renda”, destaca Betânia Santos, Presidente da Aproleste Organizadora do Evento.
O evento juntou no Parque Empresarial em Caxias: o poder público, empresas, Produtores de grãos, entidades, instituições de capacitação e pesquisa, além do serviços bancários, e pequenos empreendedores.
“O evento tem este propósito de unir quem produz, que leva conhecimento, capacitação, as instituição de fomento e apoio. E, a gente precisa se preparar para este ambiente em que o Agro está em ascensão na regiao”, disse Stênio Pinheiro, Gerente Sebrae Caxias.
“É um evento que vai trazer muitos negócios para a região leste. É uma oportunidade que o Banco está participante. Estamos com uma expectativa de emprestar recursos, temos mais de R$ 20 milhões para trabalhar ainda este ano”, lembra Elder Marc, Gerente do Banco do Nordeste.
Realizada pela Associação dos Produtores de Grãos do Leste do Maranhão, o evento também contou com a presença também de autoridades políticas municipal e estadual.
“Aqui nós geramos novas oportunidades. O objetivo aqui é fazer esta ligação entre o pequeno e o médio produtor e as instituições que temos na cidade. Quando todo mundo se une, quem ganha é a população”, destaca Gentil Neto, Prefeito de Caxias.
“Quando você junta o trabalho com a oportunidade, o resultado é o sucesso. E, aqui na Agroleste, um grande público veio prestigiar”, destaca Fábio Gentil, Secretário estadual de Agricultura e Pecuária do Maranhão.
“Eu fico feliz em fazer parte de um governo que se preocupa com a população como um todo, desde o grande ao pequeno produtor. A expansão das Feiras é a prova disso”, destaca Daniella, Deputada Estadual.
“Desde que o Governo Carlos Brandão começou nós já trouxemos mais de 10 novas feiras para o estado, e a gente chega ajudando a Aproleste a fazer este grande evento. Aqui muitos negócios vão ser feitos”, disse Orleans Brandão, secretário estadual de Assuntos Municipalistas.
A proposta é que a Feira seja realizado uma vez por ano, possibilitando conexões, negócios e investimentos em toda a cadeira produtiva da agricultura, em um espaço onde o pequeno, o médio e o grande empresário se encontram, para fazer negócios e trocar experiências.
“Uma Feira como esta ela mostra não só para quem é do agronegócio, mas para a agricultura familiar agora, as oportunidades. Nós vamos ter vários públicos que vão estar participando movimentando a economia de Caxias”, lembra Luciana Soares, secretária Municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.
“Estamos com um stands com oficinas, cursos, palestras, tudo isso nós participando do Agroleste. Já existe uma estrutura importante, e estou imaginando que os produtores, trabalhadores, vão entender para despertar e investir nesta atividade que gera emprego e renda”, frisa Raimundo Coelho, Presidente da FAEMA e SENAR.
“Avaliando, a região tem crescido, tem muitas áreas de abertura, tem um futuro bom. A região tem bons frutos a colher”, lembra Fernando Antunes, gerente comercial da Integração Agrícola.