Programa Tempo de Semear é lançado em Caxias e mais de 100 agricultores da região são beneficiados

Mãe de 6 filhos, quebradeira de coco e agricultora, Maria do Socorro foi uma das caxienses contempladas com o cartão do Programa Tempo de Semear. Ela já faz planos o auxílio que vai receber. “Vai ajudar bastantes, a gente está aqui ouvindo tudo que podemos fazer com ele e o que podemos comprar. Nós só temos que agradecer. Eu planto coentro, cebola e principalmente a quebra de coco. Eu quero comprar uma forrageira para moer coco, vai me ajudar demais”, contou.

O Projeto do Governo do Maranhão, é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, em parceria com a Prefeitura de Caxias, garante apoio financeiro para que o agricultor possa ampliar sua produção e gerar mais renda. A entrega dos mais de 110 cartões para os beneficiários aconteceu na AgroLeste, que está sendo realizada até sexta-feira (21), no Parque Empresarial.

Fábio Gentil, Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, realizou a entrega dos cartões e falou sobre os benefícios para os agricultores. “É o maior programa de benefícios para o pequeno produtor, onde ele vai decidir o que comprar e o que adquirir, para que ele possa transformar os 2 mil reais, em 4, 6 e 8 mil, e consequentemente sustentar sua família e esse é nosso objetivo. Quando você utilizar recursos com oportunidade, o resultado é sucesso”, disse.

O Prefeito de Caxias, Gentil Neto, frisou a valorização do produtor rural. “Vai impulsionar a economia e fortalecer os nossos produtores rurais e, acima de tudo, mostrar o cuidado, a atenção e o compromisso que nós temos com quem bota o alimento na nossa mesa. Entendemos que quando trabalhamos unidos, com as parcerias corretas, nosso município se desenvolve”, ressaltou.

“Esse cartão está chegando no período em que está chegando o período chuvoso. Então, os produtores contemplados, podem ir as casas agropecuária para usarem como bem entenderem os insumos, implementos, enfim. É um valor que vem dá esse suporte”, frisa Luciana Soares, secretária municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.

Assim como Maria do Socorro, outros agricultores familiares dos mais diversos segmentos também foram contemplados e não esconderam a felicidade com o apoio financeiro. “Com essa ajuda vai contribuir para aumentar a produção. Eu crio galinha, e já estou arrumando um local para plantar arroz. Foi uma ajuda que eu não sabia que ia chegar para mim, agora que chegou, vim receber”, disse a beneficiária, Franciane Carvalho.

“Vai ajudar para a gente trabalhar melhor, podermos comprar semente, caixa d’água, uma bomba, esse tipo de coisa. Vamos produzir mais ainda e aumentar a renda”, contou a beneficiária, Elane Teodoro.

“É uma coisa muito boa, porque agora vou comprar semente e ferramenta para trabalhar no campo”, ressaltou Cleane de Oliveira, beneficiária.

O Programa Tempo de Semear concede 2 mil reais, pago em parcela única, através de um cartão de débito. O valor é exclusivo para compra de produtos agrícolas em lojas agropecuárias autorizadas pelo programa. O Secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, destacou o objetivo do programa. “O Programa Tempo de Semear é muito bem visto, os agricultores estão conseguindo produzir e colocar comida na mesa dos maranhenses. Serão 8 mil beneficiários, de todos os 217 municípios, no valor de R$ 2 mil reais, em um cartão de débito, que vai poder comprar nas nossas casas do campo. Nos locais que estão aptos a venderem insumos agrícolas, materiais e sementes, para a gente colocar nosso agricultor familiar para produzir”, finalizou.