Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Bacuri realiza ação em homenagem ao Dia da Consciência Negra

Nessa terça-feira (25), o Centro de Referência de Assistência Social do Bairro Bacuri promoveu uma ação especial alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. O encontro foi marcado por momentos de reflexão sobre a importância da cultura negra, destacando as lutas, conquistas e a resistência ao longo da história. Na abertura, crianças, jovens e idosos desfilaram usando vestimentas inspiradas na cultura africana e pinturas pelo corpo que representam força, sabedoria e a beleza.

“O evento é voltado não só pra comunidade do Bacuri, mas também do Eugênio Coutinho e os Centros de proteção social. Toda equipe se empenhou pra esse momento tão importante”, destacou Shellida Ferreira, supervisora do Centro de Referência da Assistência Social do Bairro Bacuri.

O evento também contou com a participação do grupo de capoeira formado pelos assistidos do Centro de Referência do bairro, que atende cerca de 130 famílias. A dona de casa Lidiane Moreira tem 4 filhos e diz que esse tipo de ação e a assistência que recebe faz muita diferença na vida dela e dos filhos. “Eles têm a educação, alimentação, praticam esporte e é maravilhoso pra gente porque eu não tenho condições pra oferecer tudo isso que eles recebem”, falou a dona de casa.

Cada detalhe das apresentações reforçou o orgulho da identidade negra e a valorização das raízes culturais. Maria Gabrielle já costuma se apresentar em eventos, e se sente orgulhosa por poder mostrar o que tanto admira. “Eu amo a minha cor, amo meu cabelo, é o que eu mais gosto em mim. Muita gente já disse pra eu alisar meu cabelo dizendo que eu ia ficar mais bonita, mas eu nunca pensei em fazer isso porque eu acho meu cabelo bonito do jeito que é”.