O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia, promoveram, nesta sexta-feira (28), no auditório do Centro Universitário UniFacema, a cerimônia de premiação do concurso de poesia “Cada Gota Vale”. A iniciativa integra as ações educativas do projeto que estimula o uso consciente da água entre estudantes da rede municipal.

O Diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, Evimar Barbosa, destacou a relevância da atividade como parte do compromisso da Autarquia com o saneamento básico. “É um momento de grande importância, não só para o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, mas para toda a sociedade. Falar sobre o uso consciente da água, especialmente neste período de estiagem, é essencial. É uma orientação do prefeito Gentil Neto que possamos envolver a população nesse debate e fortalecer hábitos de consumo responsável”, afirmou.

Voltado para alunos do 4º ano do ensino fundamental, o concurso incentivou práticas de leitura, escrita e criatividade com o tema ‘A importância da água para os caxienses’. Cerca de 200 estudantes de cinco escolas participaram da proposta, unindo arte, educação e responsabilidade ambiental em um período crítico, quando o consumo de água aumenta e cresce a necessidade de preservação dos recursos hídricos.

“Trabalhamos com eles a preservação da natureza e a autonomia. Esse foi o momento para colocarem no papel o sentimento sobre cuidar da cidade e dos nossos rios. É também uma forma de reforçar o amor que ensinamos nas aulas de história pela nossa terra”, explicou a professora Marlene Carvalho, da Escola Jadihel Carvalho.
Cinco poesias foram selecionadas por uma comissão formada por integrantes do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão e poetas caxienses, reforçando o compromisso da gestão municipal com a educação ambiental e a formação de cidadãos conscientes.

A estudante Havenna Beatriz Paixão da Silva, da UIM Eng. Jadihel Carvalho, é a autora da poesia vencedora do concurso. Ela celebrou a conquista. “Fiquei muito feliz. Agradeço ao SAAE pela oportunidade. Para mim, economizar água é uma necessidade que exige consciência e atenção”, destacou.
“A educação ambiental é permanente. Nosso objetivo foi desenvolver em cada criança o senso de responsabilidade social e a defesa dos recursos naturais”, enfatizou o Coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Juarez Júnior.

Para a secretária adjunta de Educação, Alexsandra Maciel, o projeto fecha o ano letivo com êxito. “Nos sentimos honrados com a parceria. As crianças foram protagonistas e demonstraram talento e sensibilidade. Estamos encerrando o ano com chave de ouro e muito felizes com a participação dos alunos. Fazer educação é isso: incentivar leitura, escrita e autonomia”, concluiu.

“Essa ação reforça o papel do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias para além dos serviços essenciais de abastecimento e tratamento. Temos responsabilidade social, e isso inclui promover atividades que despertem nas nossas crianças e jovens a consciência sobre a preservação da água e do meio ambiente. Investir em educação ambiental é investir no futuro da cidade”, declarou o diretor-adjunto do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias, Vinicius Marques.
O concurso de poesia Cada Gota Vale reforça o compromisso da gestão municipal com ações que estimulam conhecimento, criatividade e consciência ambiental entre as novas gerações.
























