Campanha Dezembro Vermelho é aberta em Caxias e traz como tema: Nascer sem HIV, Viver Sem AIDS

Nessa segunda-feira (1), Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado promoveu o lançamento oficial da Campanha Dezembro Vermelho, que neste ano traz o tema “Nascer sem HIV, viver sem AIDS”. A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Prefeitura de Caxias, reforçando o compromisso conjunto no enfrentamento ao HIV/AIDS.

O evento reuniu profissionais da saúde, representantes de diversos setores públicos e privados e a comunidade em geral, destacando a importância da mobilização na prevenção e no acesso à informação.

SITUAÇÃO DO HIV/AIDS NO BRASIL – A campanha reforça a necessidade de ampliar as ações preventivas, especialmente diante do cenário nacional. Atualmente, o Brasil estima que cerca de 1,1 milhão de pessoas vivem com HIV. Em 2023, foram registrados 46.495 novos casos da infecção no país.

Apesar do aumento de diagnósticos, a mortalidade por AIDS vem diminuindo: em 2023, o país registrou a menor taxa da série histórica recente, com 3,9 óbitos por 100 mil habitantes, resultado atribuído à ampliação do diagnóstico precoce e ao acesso universal ao tratamento antirretroviral.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO – Durante o evento de abertura, duas palestras foram realizadas com os seguintes profissionais: Dra. Kelma Bezerra, Coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado, com o tema: Nascer sem HIV, viver sem AIDS. E, Dra. Ana Carla, Enfermeira do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado, com o tema: Avanços na prevenção e tratamento: PEP e PrEP

“O evento marca o início das ações que serão realizadas durante todo o mês. Foi um momento muito positivo, com participação do público, de profissionais da saúde e de representantes dos setores público e privado. Trabalhamos durante todo o ano nas 39 Unidades Básicas de Saúde, todas habilitadas a realizar testes de HIV e outras ISTs. Neste mês, intensificaremos as ações em vários setores para ampliar o acesso da população”, frisa Dra. Kelma Bezerra, Coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado.

O psicólogo do Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado, Lígio Raison, reforçou a importância da prevenção. “Nossa mensagem é de conscientização, para que as pessoas evitem situações de risco, como a relação sexual sem preservativo, que é essencial em qualquer relação. Este ano completamos 40 anos de enfrentamento ao HIV, um marco que reforça a necessidade de seguir fortalecendo nossas ações”, destaca.

AÇÕES DESENVOLVIDAS – A programação contou com momento musical com Nando Fernandes, café da manhã, distribuição de preservativos, realização de testes rápidos e outros serviços oferecidos pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado e parceiros.