Diversão e aprendizado marcam as aulas de natação do Programa TEAtivo. A iniciativa leva atividades esportivas para crianças com Transtorno do Espectro Autista, e tem se destacado pelos resultados positivos alcançados. “Eu amo nadar, me divertir, fazer esportes livres, que me fazem aprender. Eu amo isso e eu recomendo vocês fazerem isso também”, contou o aluno, Elson Gabriel.

Na piscina, cada criança segue seu próprio ritmo. Os professores utilizam técnicas que trabalham coordenação, respiração e noções de natação, sempre com estratégias lúdicas. O professor Ricardo Souza falou sobre os aprendizados durante a aula. “Estamos trabalhando a questão de respiração, coordenação motora e o desenvolvimento social entre eles, além da interação com os professores e a interação que a gente tem com os pais. Esse é o primeiro contato que estão tendo, posteriormente eles só tendem a melhorar”, explicou.

O impacto do projeto também tem sido percebido pelas famílias. Os pais, que acompanham os filhos nas atividades, relatam avanços significativos no comportamento das crianças, como maior tranquilidade, melhora na socialização e na concentração.
Ildimara Rego, mãe de aluno, destacou a importância da atividade. “Todos nós precisamos fazer alguma atividade física e eles precisam muito mais do que a gente, para eles se desenvolverem, ter a socialização, a concentração e vários outros benefícios que o esporte traz”, disse.

Além da natação, o TEAtivo oferece outras modalidades esportivas, como badminton, jiu-jítsu, futsal e basquete, ampliando as possibilidades de inclusão e estimulando diferentes formas de desenvolvimento. “Nós estamos com 180 alunos matriculados, trabalhamos todo dia, de segunda a sexta, manhã e tarde. As modalidades são: jiu-jítsu, natação, badminton, futsal e o basquete, que ajudam bastante na coordenação motora, no cognitivo e no social”, finalizou a coordenadora do TEAtivo, Manuella Alves.





