Experiências vivenciadas nas salas de aulas durante todo o ano letivo nas escolas da Rede Municipal de Educação de Caxias foram apresentadas no III Seminário de Práticas Exitosas 2025. Com o tema “Experiências que inspiram e transformam: o fazer pedagógico nas escolas dos Anos Finais do Ensino Fundamental”, o seminário destacou iniciativas que vêm contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.

Kerleiane Oliveira, coordenadora dos Anos Finais, frisou o objetivo do evento: “O Seminário de Práticas Exitosas dos Anos Finais do Ensino Fundamental é uma iniciativa da Secretaria de Educação, juntamente com a Prefeitura de Caxias, e tem como objetivo exaltar os trabalhos realizados nas salas de aulas dos professores dos Anos Finais, de todas as áreas curriculares do ensino. Hoje, os professores serão os protagonistas de estar no palco, compartilhando a prática de sucesso da sala de aula. Esse é o momento do professor mostrar como ele foi além”, contou.

“Ao longo do ano, houve muitas experiências exitosas, e essas experiências exitosas trazem o aluno para que ele seja o protagonista da sua própria história. Hoje está acontecendo nos Anos Finais, do sexto ao nono ano; como eles estão saindo, vão levar à frente todas essas experiências exitosas que tiveram ao longo do ano”, destacou Alexsandra Maciel, Secretária Adjunta de Educação.
Gestores, professores e alunos das mais de 40 escolas da zona urbana e rural do município participaram ativamente do evento, expondo e explicando cada projeto desenvolvido, reforçando como cada um contribui para aproximar o conteúdo da realidade dos estudantes e consolidando a escola como um espaço de transformação social. Danças, exposição de obras de arte, livros escritos pelos alunos, dentre outros projetos, foram evidenciados.

A professora de Língua Portuguesa, Daniela Silva, destacou a felicidade em mostrar os reflexos positivos dos projetos realizados com os alunos. “Nós ficamos muito felizes de ver que esse período de ensinamento, que com esses conteúdos ministrados, eles tiveram resultados brilhantes. Os alunos conseguiram absorver todas as práticas pedagógicas exigidas pelo programa. Ficamos muito felizes de estar participando desse momento, porque eles vão poder mostrar essas práticas, esses conhecimentos, da vivência que eles tiveram”, contou.

Elvio Rodrigues, professor de técnicas agrícolas, falou sobre o projeto elaborado com os alunos. “Os alunos são da zona rural, então eles já têm uma prática na agricultura familiar de produção de hortas, e esse projeto tem o objetivo de fortalecer o trabalho que eles já desenvolvem em casa, mas juntamente com o conhecimento técnico-científico. Nesse projeto foi ensinada a questão de trabalhos com plantas, de modo a proporcionar que eles possam ter uma produção mais sustentável”, explicou.

Na oportunidade, os professores também foram reconhecidos pelas boas práticas em sala de aula. Vanderson Vasconcelos foi um dos profissionais reconhecidos e ressaltou a emoção. “Muito bom a gente ser visto, realmente ser visto, isso é muito bom. É prazeroso e é um ânimo a mais para produzir cada vez mais”, frisou.
As iniciativas apresentadas no evento reforçaram a integração entre teoria e prática, aproximando os estudantes de situações reais e fortalecendo o processo de aprendizagem. Nicolas Samuel, aluno, falou sobre os conhecimentos adquiridos durante o ano. “Tivemos várias etapas, em cada uma delas aprendemos um pouco mais. Fizemos a produção de um livro inspirado na obra que lemos”, contou.

“Aprendemos sobre a cultura de Caxias, sobre danças, pontos turísticos; enquanto pintávamos, fomos aprendendo sobre muitas coisas”, finalizou Levi Marinho, aluno.









