Servidores dos Centros de Convivência de Idosos recebem capacitação

A coordenação do Centros de Convivência de Idosos, realizou no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias (MA), uma capacitação voltada às equipes de todos os Centros de Convivências, nessa sexta-feira (05). O encontro teve como objetivo refletir sobre as ações que estão sendo desenvolvidas no atendimento à pessoa idosa e pensar estratégias para aperfeiçoar ainda mais o acolhimento e o cuidado oferecidos aos assistidos.

“É um momento de reflexão, de aprimoramento do nosso trabalho junto a pessoa idosa. Eles merecem o nosso respeito, o nosso cuidado, e nós somos esse elo vital, apoio emocional. São muitas atividades, os famosos piquenique, nós temos as oficinas e muitas atividades físicas”, frisa Mabel Medeiros, coordenadora dos Centros de Convivência de Idosos.

Nós temos seis Centro de Convivência dos Idosos, trabalhamos a socialização, social, emocional, e hoje é o momento de compartilhamos, capacitar, para sabermos trabalhar com este público. É um público que devemos ter muito cuidado, muito carinho para trabalhar com eles. Nós procuramos dá o melhor para os idosos”, destaca Cinthya Lucena, secretária adjunta de Proteção Social e Pessoa Idosa.

Atualmente, o município conta com seis Centros de Convivência de Idosos, que desempenham um papel fundamental na promoção da qualidade de vida e na convivência comunitária. Além disso, o atendimento aos idosos também é reforçado pelos Centros de Convivência da Assistência Social e pelos Centros Comunitários, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas para essa população. A capacitação garante atendimento humanizado, eficiente e cada vez mais preparado para atender às necessidades da pessoa idosa em Caxias.

Temos muitas atividades, e os idosos estando dentro dos Centros de Convivência, eles têm o carinho, as oficinas, as danças, a saúde mental. E, o apoio da família também é importante”, disse Henaldo Colaço, educador físico.

Nós preparamos este momento especial. Trabalhar com idoso, é trabalhar com carinho, amor, empatia. Nós vamos conversar para que possamos melhorar nosso trabalho. Muita gente ainda não querem adentrar ao Centro de Convivência do Idoso, mas é importante conhecer para depois frequentar”, disse Cintia Moura, supervisora do Centro de Convivência de Idosos do Castelo Branco.

“É gratificante trabalhar com idosos, e ao longo do tempo você vai se afeiçoando, tendo um aconchego. Nós vemos o desenvolvimento deles, dançando, brincando, vai aos passeios, aquela transformação que contagia a todos. Capacitar é muito bom, porque atendemos melhor”, frisa Teresa Cristina, supervisora do Centro de Convivência de Idosos da Cohab.