Projeto “Letras em Movimento” transforma alunos em autores mirins e celebra noite de autógrafos.

Essa terça-feira (9) foi marcada por muita emoção e orgulho para quem acredita na educação. Os alunos do 4º ano das escolas municipais José Castro e Santos Dumont encerraram oficialmente o Projeto Letras em Movimento com uma noite de autógrafos, celebrando um ciclo de dedicação, criatividade e superação.

O evento coroou meses de trabalho intenso dentro das salas de aula, onde as crianças participaram de rodas de leitura, contação de histórias, produção textual e diversas atividades voltadas para o incentivo à escrita e ao prazer pela leitura. O resultado não poderia ser mais especial: cada estudante produziu seu próprio livro, com temas que viajaram pelo universo infantil — príncipes, princesas, aventuras, super-heróis, monstros e até histórias inspiradas em culinária, como o divertido “pastel chinês”.

Idealizado pelo professor e mestrando Roberto Gomes, o projeto nasceu em agosto deste ano com o objetivo de fortalecer a leitura e a escrita entre os alunos, após ele identificar dificuldades em questões básicas. “Muitos alunos não sabiam fazer coisas simples, como formar um parágrafo ou interpretar um texto. Pensei em algo em que eles criassem vontade de ler e escrever. No início foi muito difícil, mas eles foram se acostumando e hoje já pedem pra fazer uma leitura, contar uma história. Eles estarão avançando de ano preparados, lendo e escrevendo bem melhor. Houve uma evolução muito significativa”, destacou o idealizador do projeto.

Para que tudo isso fosse possível, o apoio da Secretaria Municipal de Educação foi essencial. Desde a produção dos livros até a organização da festa, a pasta esteve presente garantindo que o projeto acontecesse com qualidade. O secretário Adenilson Souza destacou que educação não é gasto, mas investimento, e reafirmou o compromisso de apoiar todas as iniciativas que contribuam para o aprendizado. “Professores, diretores e alunos terão sempre o nosso apoio. Todo projeto que chegar na secretaria, que for importante para o aprendizado, nós estaremos juntos incentivando”, afirmou.

Durante a noite de autógrafos, estudantes assinaram suas próprias obras, posaram para fotos e compartilharam com familiares o orgulho de ver seus livros prontos, o que reforça ainda mais a importância da parceria entre escola e família no processo de aprendizado. Thatine Barroso disse que sempre estimulou a filha a ter o hábito da leitura. “Desde que minha filha era bebezinha, nós damos livros pra ela já começar a ter aquele contato, líamos pra ela dormir. Hoje nós pegamos livros nas bibliotecas públicas pra incentivar cada vez mais”, disse a mãe.

O Projeto Letras em Movimento encerra seu ciclo em 2025 deixando um legado: alunos mais confiantes, leitores mais apaixonados e escritores que descobriram o poder de dar vida às próprias ideias. Uma noite inesquecível que reafirma que investir em educação é investir em sonhos.