Muitos caxienses aproveitaram o primeiro dia de entrega das certidões, para receber o documento que foi solicitado durante a XX Semana Nacional da Conciliação, realizada entre os dias 3 e 6 de novembro de 2025. As entregas começaram nesta quarta-feira (10), e seguem até esta sexta-feira, 12 de dezembro, das 8h às 12h, no auditório do Fórum Desembargador Arthur Almada Lima, na Cidade Judiciária, bairro Campo de Belém, garantindo que todos os beneficiados possam receber seus documentos de forma organizada e acessível. Francinalda Magalhães recebeu a nova certidão de nascimento.

“Eu solicitei meu registro civil para tirar outra identidade, porque eu divorciei. Eu tive que retificar o meu nome. E, tirei a certidão do meu filho também. Foi muito rápido aqui. E, quem tiver tirado, venha buscar o seu documento, que já saiu”, disse Francinalda Magalhães, beneficiada.

Ao todo, mais de 800 certidões estão sendo entregues, incluindo Certidões de Nascimento, Casamento e Óbito. Esses documentos são essenciais para assegurar direitos, facilitar o acesso a serviços públicos e garantir a plena cidadania de cada pessoa atendida. A Defensoria Pública, reforça o convite.

“Estamos entregando as certidões das 8h às 12h até dia 12 de dezembro. As pessoas podem vir que estamos com toda a equipe a disposição no Fórum Arthur Almada Lima. E, todos são convidados, é de interesse nosso que o maior número de pessoas possam vir e receba seu documento. Tem muitas pessoas com pendências de documentos, e que as pessoas aproveitem e faça a retirada da sua certidão”, disse Eugênia Reis, assessora da Defensoria Pública.

A ação é mais um resultado positivo da Semana Nacional da Conciliação, que anualmente mobiliza instituições do sistema de justiça para aproximar serviços essenciais da comunidade. Com a entrega das certidões, encerra-se um ciclo importante de atendimentos. Tinaila Larrisa, que também foi receber sua certidão de nascimento também lembra a quem ainda não recebeu que compareça até esta sexta-feira, dia 12 de dezembro.

“É importante a pessoa vir, porque não é justo a pessoa dá entrada e deixar o documento aqui. Então, venha buscar seus documentos”, disse Tinaila Larrisa, beneficiada.



