Profissionais da Unidade de Vigilância de Zoonoses do município de Coelho Neto estiveram em Caxias para participar de um treinamento teórico e prático sobre o programa de encoleiramento de cães, já implantado no município caxiense.

A capacitação foi conduzida por equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Caxias, e teve como objetivo prepará-los para a implantação do programa no município vizinho, fortalecendo as ações de saúde pública voltadas ao controle das zoonoses.
De acordo com Domingos Leal, agente de combate às endemias da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Coelho Neto, o momento foi de grande importância para a equipe. “Para nós, é um momento muito importante poder participar deste grande evento. Esse treinamento vai nos fortalecer com conhecimentos para que possamos executar um trabalho de grande eficiência na saúde pública do nosso município, que é o programa de encoleiramento. A capacitação trouxe um conhecimento profundo sobre o trabalho que iremos desenvolver”, destacou o agente.

A coordenadora da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Caxias, Rita Paz, lembrou que o município foi contemplado com o projeto de encoleiramento há mais de três anos e que, no próximo ano, o programa deverá alcançar toda a cidade. “Agora é a vez de Coelho Neto. Neste primeiro dia, eles recebem a capacitação teórica com a nossa equipe e, no dia seguinte, acompanham as ações de campo para vivenciar a prática do programa nas residências da população. A partir de janeiro, o município de Coelho Neto iniciará oficialmente essa atuação”, explicou.

Já o coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Coelho Neto, Richards Barradas, ressaltou a importância da parceria entre os municípios. “Estamos participando da parte teórica e, em seguida, da prática. Coelho Neto foi contemplado com 3.500 coleiras, que beneficiarão quatro bairros. A partir de janeiro, o programa terá início em nosso município. Esse momento é muito importante, pois a equipe de Caxias é altamente capacitada”, afirmou.

Caxias é sede da Região de Saúde, da qual Coelho Neto faz parte. Em 2026, o programa será ampliado em Caxias, chegando a 17 bairros. Até o momento, o município já distribuiu mais de 70 mil coleiras e realizou mais de 60 mil testes rápidos em animais.









