Os idosos colocaram a mão na massa e realizaram a produção de belas peças artesanais, que também podem ser utilizadas como enfeites natalinos, aproveitando o clima de celebração deste final de ano. A confecção de velas natalinas com os idosos foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social dos bairros Mutirão/João Viana.

“A gente passou umas duas semanas, com aquela paciência de Jó. E, o processo criativo vai acontecendo. É gratificante trabalhar com elas. Elas falam que saíram do comodismo de dentro de casa. É uma terapia para cada uma. O que você aprende você não esquece. Se elas quiserem fazer para vender, o material é fácil de encontrar”, ressalta Vera Lúcia, Instrutora de Arte.

A confecção das velas durou aproximadamente duas semanas e contou com a participação de 15 idosos, que se destacaram pelo empenho e dedicação. Além do aprendizado técnico, o curso proporcionou momentos de troca de experiências, fortalecimento dos vínculos sociais e estímulo à autoestima dos participantes. Além do apelo comercial, podendo se tornar uma fonte complementar de renda, o curso serviu também como forma de terapia ocupacional, contribuindo para o bem-estar físico, emocional e social dos idosos.

“Nós fizemos estas velas e arvores de Natal com nossa professora ao lado. Eu não sabia, e não imaginava em fazer isso aí. Além tem várias atividades aqui, além das oficinas, tem oração, dança, tudo nós temos aqui. Eu aprendi e vou fazer para enfeitar lá em casa”, disse Maria das Graças, participante do curso.
“A gente foi vendo a professora fazendo, e fomos aprendendo. Aqui tem coisa também que é artesanal, a gente trouxe de casa, aqui embaixo tem CD. Eu vou fazer para enfeitar minha casa no Natal. Aqui a gente dança, é um lugar muito bom neste Centro”, disse Maria do Rosário, participante do curso.

“Isso aqui tudo é reciclado, é um trabalho prazeroso para a nossa idade. A gente pode vender, ganhar um dinheiro extra. A maioria é aposentado, mas a gente faz e ganha um dinheiro extra. Eu tenho um comércio, trabalho com artesanato e já coloco para vender”, frisa Ilda Barroso, participante do curso.








