A Secretaria Municipal de Saúde de Caxias deu início nessa segunda-feira (12), a Campanha Janeiro Roxo dedicada à conscientização, prevenção e combate à Hanseníase. A primeira unidade a receber as ações foi a Unidade Básica de Saúde do bairro Caldeirões, que integra o grupo de áreas prioritárias do município. As Unidades Básicas de Saúde da Cohab, Volta Redonda e Cangalheiro também estão incluídas na campanha.

Durante a ação, as equipes de saúde realizaram busca ativa nas residências, conversando com os moradores e orientando sobre os principais sinais e sintomas da doença, reforçando a importância do diagnóstico precoce. Moradora do bairro Caldeirões, Francisca Carvalho destacou a relevância das informações recebidas. “Essas orientações são muito importantes. Muitas pessoas percebem manchas no corpo e não sabem o que é. Quando procuram o médico, às vezes já está tarde. A prevenção é fundamental”, afirmou.

A enfermeira Natália Sousa, da Unidade Básica de Saúde dos Caldeirões, explicou que a unidade está totalmente preparada para atender pacientes com Hanseníase. “A UBS oferece acompanhamento médico e de enfermagem, disponibiliza a medicação e realiza todo o seguimento do paciente, do diagnóstico até o fim do tratamento. Após a avaliação e a solicitação dos exames, o paciente é acompanhado durante todo o período necessário”, ressaltou.

Além das visitas domiciliares, a população recebe panfletos educativos com informações sobre sintomas, formas de transmissão e tratamento da Hanseníase. De acordo com Fabiana Ferreira, coordenadora do Programa Municipal de Hanseníase, as unidades participantes foram selecionadas por apresentarem maior número de casos registrados no município. “Essas UBSs estão localizadas em áreas mais endêmicas. O objetivo da busca ativa é identificar casos suspeitos e iniciar o tratamento o mais cedo possível, que é a forma mais eficaz de combater a hanseníase, evitar sequelas e interromper a cadeia de transmissão”, explicou.

A ação é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação do Programa Municipal de Hanseníase, reforçando o compromisso da gestão com a promoção da saúde e o cuidado integral da população.




